Em se tratando dos muitos recursos que a língua portuguesa nos disponibiliza, as palavras de transição representam um deles. Não deixe de conhecê-las, hein?
Como sabemos, as mensagens que proferimos no dia a dia precisam estar claras, objetivas e precisas, de modo a fazer com que o nosso interlocutor nos compreenda da melhor forma possível, não é verdade? Assim, afirmamos que tal aspecto prevalece na fala, mas, na escrita, ele parece ganhar ainda mais importância. Um texto, seja ele narrativo, descritivo ou aquele em que o emissor (a pessoa que escreve/fala) expõe as ideias sobre um determinado assunto, precisa se constituir de parágrafos bem construídos, nos quais uma ideia tem de estar juntinha da outra, pois caso contrário teremos dificuldade em identificar o início, meio e fim, concorda?
Dessa forma, muitos são os recursos que a língua portuguesa nos disponibiliza para que haja essa harmonia entre os parágrafos, e um deles se caracteriza pelas chamadas palavras de transição.
Dessa forma, tendo em vista o sentido das relações estabelecidas entre expressões, orações, frases ou parágrafos em um determinado texto, podemos utilizá-las amplamente, levando em conta, como antes dito, a ideia que representam:
Ideia de continuação
Ainda mais
Por outro lado
Do mesmo modo
Bem como
Juntamente com...
Tempo
Logo depois
Imediatamente
Frequentemente
Ao mesmo tempo
Posteriormente
Nesse ínterim
Simultaneamente
Conclusão
Enfim
Em síntese
Em suma
Definitivamente
Afinal
Dessa forma
Assim
Logo
Em conclusão
Começo, introdução
Antecipadamente
Antes de mais nada
A princípio
De antemão
À primeira vista
Desde já
Primeiramente
Semelhança, conformidade
Da mesma forma
De acordo com
Igualmente
Segundo
Sob o mesmo ponto de vista
Assim também