Leia este artigo para conhecer as orações subordinadas, as quais estabelecem relação de dependência sintática com outras orações do período composto.
Como você já sabe, os períodos são enunciados organizados em orações (cada verbo, uma oração). Eles podem ser simples, ou seja, formados por apenas uma oração, ou podem ser compostos, ou seja, formados por duas ou mais orações. As orações do período composto podem relacionar-se por meio de dois processos sintáticos diferentes: a coordenação e a subordinação.
O processo de subordinação ocorre quando um termo atua como determinante de outro termo, como quando os complementos verbais atuam como determinantes de um verbo, integrando sua significação. De maneira geral, os termos subordinados da oração são os objetos direto e indireto, os adjuntos adnominais (subordinados aos substantivos) e adverbiais (subordinados aos verbos).
A subordinação ocorre sempre no período composto quando as orações desempenham funções sintáticas em outras, atuando como determinantes de outras orações.
Observe o exemplo:
Marcos notou que alguma coisa errada estava ocorrendo.
(1ª oração - principal) (2ª oração - subordinada)
O período é composto, já que apresenta duas orações (dois verbos: notar e estar). A primeira oração, como podemos perceber, é organizada em torno do verbo transitivo direto “notou”; a segunda oração é organizada em torno da locução verbal “estava ocorrendo” e atua como objeto direto do verbo da primeira oração. Dessa forma, a partir da relação de dependência sintática entre as orações, podemos dizer que o período é composto por subordinação, pois existe um processo sintático que relaciona as orações que o compõem. As conjunções que ligam as orações subordinadas são chamadas de conjunções subordinativas (que).
Diferentemente dos períodos compostos por coordenação, cujos termos das orações são sintaticamente equivalentes e relacionam-se entre si, as orações subordinadas exercem funções diversas com relação à oração principal.
Tipos de orações subordinadas
De acordo com as funções sintáticas que exercem, as orações subordinadas são classificadas em:
Substantivas – Oração que tem valor de substantivo e exerce as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal e aposto.
Adjetivas – Oração que tem valor de adjetivo devido ao fato de caracterizar os substantivos e/ou os pronomes.
Adverbiais – Oração que tem valor de advérbio ou locução adverbial e exerce a função de adjunto adverbial com relação ao verbo da oração principal.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: