Como devemos dizer: obrigado eu ou obrigado você? Clique e conheça a forma correta!
Dizer obrigado (no caso de a pessoa ser homem) ou obrigada (no caso de a pessoa ser mulher) revela uma das muitas formas de demonstrar educação, gentileza, respeito, cordialidade, enfim, tantas são as características que se tornaria até difícil descrevê-las nesse momento.
Pois bem, quando você diz “obrigado (a)”, você nunca fala para si mesmo (a), mas sim para alguém, com o intuito de agradecer a essa pessoa por ela ter feito algo de positivo. Assim, como deverá ser a forma da qual ela se utilizará para responder ao seu agradecimento? Será obrigado (a) eu? Ou será obrigado (a) você?
Se a pessoa disser “obrigado (a) você”, a ideia que logo se tem é a de que esse alguém que faz o agradecimento é que fica na obrigação de fazer algo por você, dando a impressão de mando, ordem, de algo que “soa” ríspido, descortês, não é verdade?
Perceba como a situação se inverte se o discurso se manifestar por outra forma, representada agora por um simples “obrigado (a) eu”. Nesse caso, a pessoa que está respondendo ao agradecimento é que se sente na obrigação de fazer algo por você, que agradeceu.
Mas será que ainda há uma certa estranheza? Não se preocupe, pois existem outras formas, mais simples até, as quais farão o mesmo sentido e com certeza não causarão nenhuma dúvida, nenhuma incorreção, nesse momento tão importante entre duas pessoas.
POR NADA
NÃO HÁ DE QUÊ
DE NADA
EU QUE AGRADEÇO
Saiba que essas são formas adequadas de responder a alguém que lhe diz obrigado (a), ok?
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras