Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Anúncio publicitário

O anúncio publicitário é um gênero textual que busca atingir o público a fim de passar uma mensagem ou de fazer propaganda de um produto ou serviço.

Ilustração de um megafone apontado para um balão de grito com o escrito “anúncio publicitário”. Os anúncios publicitários buscam atingir o público certo, com os elementos certos e pelas plataformas certas.

O anúncio publicitário é um gênero textual que busca convencer o leitor a aderir à mensagem ou à ideia exposta nele; assim, faz propagandas de produtos ou serviços. Pode usar diversos tipos de linguagem, como apenas texto, texto e imagem, texto e vídeo, apenas vídeo, apenas áudio e muitos outros. Os objetivos finais geralmente são as vendas e o lucro.

Leia também: O que é um anúncio classificado?

Resumo sobre anúncio publicitário

  • O anúncio publicitário é um gênero textual que busca convencer o leitor a aderir à mensagem ou à ideia exposta nele.
  • Geralmente tem fins comerciais.
  • Usa a função conativa ou apelativa da linguagem e os verbos no modo imperativo.
  • Sua linguagem costuma ser simples e informal.
  • Pode usar elementos textuais, visuais, auditivos etc. e pode usar várias combinações dos tipos de linguagem.
  • Adaptação da linguagem de acordo com o público.
  • Pode ser disposto em todo tipo de mídia (televisão, redes sociais, podcasts, outdoors, rádio etc.).
  • Para fazê-lo, é preciso definir o que será anunciado, qual será o público, a plataforma pela qual será veiculado, quais serão as linguagens utilizadas e, por fim, veicular o anúncio na plataforma escolhida.

Videoaula sobre anúncio publicitário

O que é anúncio publicitário?

O anúncio publicitário é um gênero textual que busca convencer o leitor a aderir à mensagem ou à ideia exposta. Isso, no geral, está ligado a fins comerciais, ou seja, tem o objetivo de aumentar as vendas de um produto ou serviço. Dessa forma, o anúncio publicitário usa a função conativa ou apelativa da linguagem, pois busca convencer o destinatário.

Para tal, sua linguagem costuma ser simples e informal, utilizando estratégias de humor e ironia. O anúncio pode usar elementos textuais, visuais, auditivos etc., e muitas marcas criam um slogan, ou seja, uma frase marcante que deve ficar na memória do leitor.

Tipos de anúncio publicitário

O anúncio publicitário pode ter diversos tipos: apenas texto (como em um jornal); texto e imagem (como em um post de redes sociais); texto e vídeo; apenas vídeo (como na televisão); apenas áudio (rádio ou podcasts) etc. Assim, pode usar linguagem verbal (palavras) e não verbal (não usar palavras) e até combinar as duas, sendo multimodal.

Além disso, há três tipos gerais de anúncio,|1| sendo eles os seguintes:

  • anúncio publicitário (ou peça publicitária): tem fins comerciais, busca vender produtos e serviços e obter lucro.
  • anúncio de propaganda (propaganda, campanha de propaganda ou texto propagandístico): foca em promover ideias que geram ações, e não nas vendas. Pode tentar fazer com que o leitor concorde ou discorde de certa mensagem, por exemplo.
  • anúncio educativo (anúncio social ou anúncio de campanha comunitária): busca mobilizar e conscientizar com uma utilidade pública. Um exemplo são as campanhas de vacinação.

Características e estrutura do anúncio publicitário

  • Uso da função conativa ou apelativa da linguagem.
  • Uso de verbos no modo imperativo.
  • Caráter comercial.
  • Adaptação da linguagem de acordo com o público.
  • No geral, linguagem simples e informal.
  • Usa a função conativa.
  • Pode usar recursos textuais, visuais e sonoros.
  • Pode usar humor e ironia.
  • Pode usar figuras públicas e famosas.
  • Pode ser disposto em todo tipo de mídia (televisão, redes sociais, podcasts, outdoors, rádio etc.).

Como fazer um anúncio publicitário?

Veja, a seguir, o passo a passo de como fazer um anúncio publicitário.

1°. Defina o que será anunciado: veja qual elemento será anunciado, podendo ser um produto, serviço, estabelecimento etc.

2°. Veja qual será o público: saber qual é o público que deve ser atingido faz toda a diferença em anúncio, pois será a base para definir o tipo de linguagem, o estilo dos elementos visuais (se houver), a plataforma, o modo de veiculação etc. Um anúncio de brinquedo infantil, por exemplo, deverá ter linguagem simples e informal com elementos visuais coloridos e chamativos.

3°. Defina a plataforma pela qual será veiculado (se necessário): cada plataforma pode atingir um público diferente e requer linguagens diferentes. Uma propaganda em determinada rede social, por exemplo, pode ser usada para atingir o público juvenil.

4°. Defina quais serão as linguagens utilizadas: tendo o produto e o público, defina qual tipo de anúncio será construído. O uso de texto ou de áudio pode facilitar a passagem de uma ideia, enquanto fotos ou vídeos focam na parte visual. Dessa forma, cada um dos tipos será mais proveitoso para certos serviços e você pode utilizar a combinação de vários.

5°. Veicule o anúncio na plataforma escolhida: com tudo terminado, veicule o anúncio na(s) plataforma(s) escolhida(s) para que ele comece a circular.

Veja também: Qual é o propósito de um cartaz?

Exemplos de anúncio publicitário

Anúncios publicitários de várias marcas na praça Piccadilly Circus, em Londres. [1]

A foto acima mostra a praça Piccadilly Circus, em Londres, na qual grandes outdoors mostram anúncios publicitários de várias marcas. A Times Square, em Nova Iorque, também é muito famosa por dispor anúncios publicitários dessa forma. Veja:

Anúncios publicitários de várias marcas na Times Square, em Nova Iorque.[2]

Os anúncios publicitários que podem ser vistos nas duas imagens acima são do tipo que se baseia na quantidade de vezes que um comprador vê uma marca, e buscam deixá-lo, assim, mais propenso a comprar os produtos.

Para ser efetiva, publicidade deve sempre estar de acordo com o público e com a época.

Os anúncios publicitários também são temporalmente marcados. A imagem acima mostra uma propaganda da Coca-Cola do fim do século XIX. Nesse caso, a estratégia foi representar a bebida com uma mulher que veste roupas refinadas e joias. Por associação, o refrigerante também seria valorizado. Além disso, o anúncio já mostra o preço (5 centavos de dólar), o que pode cativar o leitor.

Notas

|1|SILVA JÚNIOR, I. F. O anúncio publicitário no Youtube: uma proposta de produção textual. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9559.

Créditos de imagem

[1]Sebastian Bertalan / Wikimedia Commons (reprodução)

[2]Luciano Mortula - LGM / Shutterstock

Fontes

FORMA CERTA. O que é publicidade educativa? Disponível em: http://www.formacerta.com.br/blog/o-que-e-publicidade-educativa/.

PREFEITURA DE GOIÂNIA. Língua Portuguesa – O anúncio publicitário. Conexão Escola – SME, [s.d.]. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/lingua-portuguesa-o-anuncio-publicitario/.

SILVA JÚNIOR, I. F. O anúncio publicitário no Youtube: uma proposta de produção textual. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9559.

Por Luiza Pezzotti Pugles

Você pode se interessar também

Português

A linguagem do cartaz

Português

Anúncio classificado

Português

Campanha comunitária

Português

Características da crônica

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.