Os gêneros dos substantivos.
As coisas, assim como pessoas, animais, objetos, comidas, têm nome. Esses nomes são chamados de substantivos e aparecem em gêneros diferentes, o masculino e o feminino.
Conforme o gênero de cada coisa, usamos os artigos. “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino. É como se estivéssemos definindo o sexo de tudo.
A palavra relógio é acompanhada de “o ou um”.
Exemplos: - O relógio do meu irmão caiu e quebrou.
- Um relógio de ouro é muito caro.
O mesmo acontece com as palavras do gênero feminino.
Exemplos: - A boneca é conhecida no mundo todo.
- Uma menina ganhou o concurso de redação.
Observe como os artigos variam de acordo com o gênero do substantivo:
A palavra chinelo é do gênero masculino, portanto deve ser acompanhada de artigo masculino, o chinelo. Muitas pessoas falam como se a palavra fosse feminina, “a chinela”, mas essa forma de falar é errada.
Existem palavras que comportam os dois gêneros, tanto no masculino como no feminino. Então usa-se “o - um” e “a - uma”, como no caso da palavra caneca.
Exemplo: - A caneca de leãozinho é a minha preferida.
- Meu pai toma chocolate quente em um caneco grande.
Algumas palavras podem mudar de gênero, leia o quadro e observe:
Outras palavras não variam no gênero, aparecendo da mesma forma para o masculino e para o feminino, como no caso de algumas espécies animais, aparecendo como machos e fêmeas. Exemplos: peixe macho - peixe fêmea; cobra macho – cobra fêmea; grilo macho – grilo fêmea; pássaro macho – pássaro fêmea; baleia macho – baleia fêmea; aranha macho – aranha fêmea, etc.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids