Intenção ou intensão? As duas formas existem! Aprenda a usá-las!
À primeira vista, a palavra “intensão”, escrita assim, com s, pode nos parecer estranha e até descartamos que ela possa existir com essa ortografia. Imediatamente pensamos na palavra “intenção”, escrita dessa maneira, com ç. Pois saiba que as duas formas estão corretas, com s e ç, contudo, as duas palavras apresentam significados diferentes.
As palavras intenção e intensão possuem o mesmo som, mas ortografias diferentes. Elas representam o que chamamos de palavras homônimas — ocorrência comum na Língua Portuguesa, mas que pode nos induzir ao erro na hora de escrevermos um texto. Veja só alguns exemplos em nossa língua:
conserto/concerto
serrar/cerrar
coser/cozer
apressar/apreçar
asserto/acerto
caçar/cassar
expiar/espiar
tachar/taxar
incipiente/insipiente
expectador/espectador
E tem muito mais! Por isso, fique atento às diferenças entre intenção e intensão:
A palavra Intenção refere-se a um pensamento, um intento, um propósito. Já intensão refere-se a um aumento de tensão, de intensidade, de força ou de energia. Vamos observar o uso dos dois substantivos:
Intenção: Mariana tem intenção de estudar para formar-se psicóloga.
Os dois suspeitos pareciam mal-intencionados.
Intensão: A meteorologia prevê uma intensão no calor durante os próximos dias.
Notando intensão na dor que sentia, Carlos decidiu procurar a ajuda de um médico.
As palavras homônimas, apesar da semelhança fonética e da mesma estrutura fonológica, são inteiramente distintas em relação à significação. Sendo assim, serão diferenciadas de acordo com o contexto em que forem empregadas. Então você já sabe, quando se deparar com a palavra intensão, fique tranquilo, ela existe e está escrita de maneira correta!
Por Luana Castro
Graduada em Letras