Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Infinitivo não flexionado

Casos relacionados ao infinitivo não flexionado representam mais uma particularidade da nossa língua. Assim, que tal conhecê-los por meio de um clique?

O infinitivo não flexionado se encontra submetido a regras específicas O infinitivo não flexionado se encontra submetido a regras específicas

Por meio do texto “Infinitivo flexionado” , você pôde constatar acerca de algumas particularidades que nos indicam quando devemos flexionar, isto é, conjugar o verbo de acordo com a pessoa gramatical. Assim, como nosso objetivo é fazer com que você amplie cada vez mais seus conhecimentos sobre os fatos relacionados à língua que falamos, a partir de agora passaremos a conhecer sobre os casos em que essa flexão não ocorre.

Da mesma forma que ocorre com os casos que estudamos anteriormente, naqueles relacionados ao infinitivo não flexionado, as regrinhas também estão presentes, por isso, que tal conhecê-las?


Os casos ligados ao infinitivo não flexionado também estão sujeitos a regras preestabelecidas

# Não há flexão do infinitivo quando a referência não se dirigir a nenhum ser em específico:

Respeitar aos mais velhos é uma virtude que deve ser praticada.

O verbo respeitar, nesse caso, refere-se a todos de um modo geral, não a alguém de forma específica.

# A flexão também não deve ocorrer quando estiver equivalendo a imperativo:

Entregar a prova, alunos, pois o tempo já se esgotou.

Como se trata de um pedido, ou até mesmo de uma ordem, a flexão não é demarcada.

# Compondo-se de um sujeito representado por um pronome oblíquo:

Ordene-os limpar toda a escola.

Temos que o pronome oblíquo em destaque representa o sujeito.

 # Atuando como verbo principal de uma locução:

Desejamos cumprimentar os noivos aqui mesmo.

Constatamos que se trata de uma locução verbal na qual o verbo principal é demarcado pelo verbo expresso no infinitivo (cumprimentar).

# Nos casos em que o verbo estiver regido de preposição para formar locução com verbos demarcados por “estar”, “começar”, “continuar”, “acabar” etc.

O aluno continuava a reclamar.

O que presenciamos é uma locução verbal na qual constatamos a presença do verbo “continuar” (continuava), seguido de uma preposição.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.