Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Grau dos advérbios

O grau dos advérbios se subdivide em grau comparativo e grau superlativo.

O grau dos advérbios é representado pelo comparativo e pelo superlativo O grau dos advérbios é representado pelo comparativo e pelo superlativo

Você está disposto a conhecer mais uma novidade que a Língua Portuguesa nos reserva? Então iremos, a partir de agora, falar um pouco sobre o grau dos advérbios. Você se lembra de quando estudamos sobre os adjetivos? Se não, não faz mal, é só recordar! E, para isso, basta acessar o texto “Adjetivos”, ok?

Como você pôde perceber, uma das características dessa classe gramatical é que o advérbio pode variar. Lá notamos uma dessas variações, a de grau. Mas por que grau?

Quando falamos em grau estamos nos referindo ao aumentativo e ao diminutivo, palavras que não são estranhas para você, não é verdade? Pois bem, se quiséssemos atribuir uma qualidade a alguém, dizendo que essa pessoa é inteligente, não poderíamos simplesmente dizer:

Ele é “inteligentinho” / Ele é “inteligentão”.

Deveríamos dizer que ele é muito inteligente ou inteligentíssimo, não concorda?

Assim acontece com o advérbio, que, como sabemos, representa aquela palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou o próprio advérbio. E ele, assim como o adjetivo, também varia em grau. Vamos conhecer como se dá essa variação?


O grau dos advérbios se subdivide em duas categorias: comparativo e superlativo

Grau comparativo

* Comparativo de igualdade:

Pedro ri tão alto quanto seu irmão.

* Comparativo de inferioridade:

Pedro ri menos alto que seu irmão.

* Comparativo de superioridade:

Pedro ri mais alto que seu irmão.

Grau superlativo

* Superlativo absoluto analítico:

Pedro ri muito alto.

* Superlativo absoluto sintético:

Pedro ri altíssimo.

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Adjetivos

Português

Advérbios

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Classes gramaticais

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.