Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Grau dos advérbios

O grau dos advérbios se subdivide em grau comparativo e grau superlativo.

O grau dos advérbios é representado pelo comparativo e pelo superlativo O grau dos advérbios é representado pelo comparativo e pelo superlativo

Você está disposto a conhecer mais uma novidade que a Língua Portuguesa nos reserva? Então iremos, a partir de agora, falar um pouco sobre o grau dos advérbios. Você se lembra de quando estudamos sobre os adjetivos? Se não, não faz mal, é só recordar! E, para isso, basta acessar o texto “Adjetivos”, ok?

Como você pôde perceber, uma das características dessa classe gramatical é que o advérbio pode variar. Lá notamos uma dessas variações, a de grau. Mas por que grau?

Quando falamos em grau estamos nos referindo ao aumentativo e ao diminutivo, palavras que não são estranhas para você, não é verdade? Pois bem, se quiséssemos atribuir uma qualidade a alguém, dizendo que essa pessoa é inteligente, não poderíamos simplesmente dizer:

Ele é “inteligentinho” / Ele é “inteligentão”.

Deveríamos dizer que ele é muito inteligente ou inteligentíssimo, não concorda?

Assim acontece com o advérbio, que, como sabemos, representa aquela palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou o próprio advérbio. E ele, assim como o adjetivo, também varia em grau. Vamos conhecer como se dá essa variação?


O grau dos advérbios se subdivide em duas categorias: comparativo e superlativo

Grau comparativo

* Comparativo de igualdade:

Pedro ri tão alto quanto seu irmão.

* Comparativo de inferioridade:

Pedro ri menos alto que seu irmão.

* Comparativo de superioridade:

Pedro ri mais alto que seu irmão.

Grau superlativo

* Superlativo absoluto analítico:

Pedro ri muito alto.

* Superlativo absoluto sintético:

Pedro ri altíssimo.

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Adjetivos

Português

Advérbios

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Classes gramaticais

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.