O gerundismo se caracteriza como uma forma inadequada, da qual fazemos uso por meio da linguagem. Não deixe de conferir, aqui, importantes dicas!
Você se lembra das formas nominais, expressas pelo infinitivo, particípio e gerúndio? Caso não, que tal acessar o texto “Verbos”?
Pois bem, é exatamente sobre uma delas, representada pelo gerúndio, que a partir de agora falaremos, pois o uso errado dessa forma resulta num desvio, numa forma inadequada de linguagem, denominada gerundismo.
Talvez para você esse assunto não pareça assim tão corriqueiro, usual, mas, certamente, depois desse estudo, você perceberá que ele já se tornou frequente em muitas situações de comunicação existentes por aí. Sabe quando você precisa usar o telefone para se informar a respeito de um determinado assunto? Do lado de lá, o atendente ou a atendente diz algo mais ou menos assim:
Aguarde alguns instantes, pois vou estar verificando para você.
Juntos analisaremos a ideia revelada pelo tempo verbal expresso na oração que nos serviu de exemplo. Você concorda que quando dizemos “vou estar verificando” se trata de algo que ainda irá ocorrer?
Temos certeza de que sua resposta se apresenta como afirmativa. No entanto, a forma nominal caracterizada pelo gerúndio somente pode se revelar como uma ação que acontece em tempo contínuo. Assim:
Estou lendo um bom livro.
Estamos arrumando as malas para a viagem.
Estaremos viajando daqui a alguns instantes.
Dessa forma, gostaríamos que você soubesse que o gerundismo representa um desvio de linguagem, exatamente por ser atribuído a uma ação que ocorre num determinado tempo, dando a noção de futuro, ou seja, de algo que ainda irá ocorrer. Que tal corrigir o enunciado no qual detectamos a falha? Topa? Vamos lá!!!!
Aguarde alguns instantes, pois vou verificar para você.
Ou, mais formalmente:
Aguarde alguns instantes, pois verificarei para você.
Então, nunca se esqueça de que fazer uso do gerúndio, desde que seja de forma adequada, é possível. Caso contrário, você estará fazendo uso do gerundismo, o que se trata de algo inadequado.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras