Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Fui eu quem fiz ou fui eu quem fez?

“Fui eu quem fiz ou fui eu quem fez”? Quer saber a resposta para essa pergunta? Clique e saiba mais!

O verbo deve concordar com o pronome “quem”: eu quem fez, tu quem fez, eles quem fez, e não com o pronome “eu” O verbo deve concordar com o pronome “quem”: eu quem fez, tu quem fez, eles quem fez, e não com o pronome “eu”

Fui eu quem fiz ou fui eu quem fez? Você sabe a resposta para essa pergunta? Já tinha parado para pensar sobre o assunto? Pois é, a língua portuguesa é uma caixinha de surpresas sempre pronta para ser aberta e descoberta! É hora de aprender o jeito certo e evitar erros na hora de escrever seu texto. Vamos lá?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o correto será sempre “fui eu”, não “foi eu”, isso porque o verbo precisa concordar com o sujeito da oração e, como o sujeito está expresso no pronome pessoal “eu”, a concordância adequada será feita com o verbo fazer no pretérito perfeito do indicativo, ou seja, “fui”. Ninguém fala “eu foi”, portanto, sobre isso não há discussão, certo?

Agora, vamos responder à questão inicial: “fui eu quem fiz ou fui eu quem fez”? Observe:

► O “quem” é um pronome de terceira pessoa e o verbo deverá concordar com ele, não importando se antes aparecer outro pronome. Observe:

Fui eu quem fez.

Foste tu quem fez.

Fomos nós quem fez.

Embora existam outros pronomes nas orações – eu, tu e nós –, o verbo sempre vai concordar com o pronome “quem”, certo? Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto.

Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo. Observe:

Fui eu que fiz: Aqui, o pronome relativo “que” não tem força de sujeito na oração, sendo assim, o verbo deve concordar com o pronome que vem antes dele, nesse caso, o verbo vai concordar com o pronome “eu”:

Fui eu que fiz.
Foste tu que​ fizeste.
Foi ele que fez.
Fomos nós que fizemos.

De acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode usar o “fui eu quem fez” ou o “fui eu que fiz”, só não deve misturar as duas formas. Portanto, é inadequado dizer ou escrever, por exemplo, “fomos nós quem fizemos” ou “fomos nós que fez”, lembre-se sempre de que o verbo deve concordar com os elementos “quem” e “que” de acordo com a explicação acima. Bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Linguagem formal e linguagem informal

Português

Pronomes relativos

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.