As figuras de som são as figuras de linguagem que exploram as sonoridades das palavras a fim de gerar resultados estéticos.
As figuras de som são as figuras de linguagem usadas para gerar impactos estéticos nos textos, utilizando, para isso, as similaridades e as diferenças sonoras entre as palavras. Por meio das figuras sonoras, o texto pode apresentar musicalidade, ritmo, rima entre outros efeitos. As quatro figuras de som são:
Leia também: Quais são as figuras de palavras?
As figuras de som são os recursos linguísticos que exploram os efeitos sonoros das palavras para gerar musicalidade, ênfase, beleza, intensidade ou outros efeitos estéticos. Elas são uma das figuras de linguagens, estratégias de gerar efeitos de sentidos por meio de mudanças estéticas e estruturais.
Aliteração é a figura de palavra em que há repetição de uma mesma consoante em várias palavras, gerando um encadeamento sonoro consonantal que pode gerar efeitos harmônicos ou desarmônicos, a depender da intenção do autor(a).
Veja o exemplo:
O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
No trava-língua acima, há uma repetição intencional das consoantes “s” e “b” em todos os substantivos e verbos utilizados, o que gera um dos efeitos rítmicos da frase.
Veja outro exemplo:
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
No segundo trava-língua citado, há uma repetição das consoantes “t” e “r”, tanto unidas quanto separadas. Nesse caso, a aliteração das consoantes juntas potencializa o efeito de impedimento durante a oralidade.
Assonância é a figura de palavra em que há repetição de uma mesma vogal em várias palavras, gerando um encadeamento sonoro vocálico muito utilizado na produção de rimas, mas que também pode aparecer no meio das frases, ampliando a musicalidade do texto ou provocando efeitos estéticos diversos:
A bailarina
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
[...]
Cecília Meireles
No fragmento do poema acima, notamos que o título do poema e os três primeiros versos encerram com o mesmo som vocálico “ina”, gerando o efeito de rima entre eles. Depois, o quarto e o quinto versos apresentam a repetição da vogal “é”, o que gera uma nova rima no poema.
Onomatopeia é a figura de palavras em que há imitação ou representação de sons da vida real, como ruídos, batidas, rangidos etc.
Veja o exemplo:
O relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Vinicius de Moraes
No trecho do poema acima, o eu lírico fala sobre a passagem do tempo e utiliza a expressão “tic-tac” nos quatro versos para compor sua ideia. Desse modo, o poeta utiliza a onomatopeia que representa o som do ponteiro do relógio para simbolizar o decurso do tempo.
Confira também: Onomatopeia — mais detalhes e exemplos sobre essa figura de som
Paronomásia é a figura de palavra em que há uso aproximado de palavras parecidas na escrita e na sonoridade, ou seja, termos parônimos. Por terem sentidos diferentes, mas estruturas muito parecidas, o uso da paronomásia também permite diferentes efeitos estéticos ao texto.
Veja o exemplo:
A bailarina
[...]
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá
[...]
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Cecília Meireles
No fragmento do poema de Cecília Meireles, notamos um conjunto de palavras destacadas que apresentam estruturas muito semelhantes, mas que se diferem totalmente no sentido. Dessa forma, a poetisa conseguiu manter a rima dos versos e ao mesmo tempo ampliar esse efeito estético devido à proximidade entre as estruturas parecidas.
As figuras de som exploram a sonoridade das palavras e podem gerar alguns efeitos no texto a partir dos recursos estilísticos utilizados.
Acesse também: Quais são as figuras de sintaxe?
Questão 1
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as figuras de som.
A) Onomatopeia é a representação escrita de sons, de ruídos e de barulhos.
B) Assonância é a repetição dos mesmos sons vocálicos.
C) Paronomásia é a aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados iguais.
D) Aliteração é a repetição dos mesmos sons consonantais.
Resolução:
Alternativa C.
A alternativa incorreta é a alternativa C, pois ela afirma que, na paronomásia, as palavras têm significados iguais. No entanto, na verdade, nessa figura de som, aproximam-se palavras de sonoridade parecida e SIGNIFICADOS DIFERENTES.
Questão 2
Leia o trecho do poema abaixo para responder à questão:
Meu coração tombou na vida
tal qual uma estrela ferida
pela flecha de um caçador.
Cecília Meireles
Qual figura de som está presente nos elementos destacados no poema?
A) Assonância
B) Paronomásia
C) Aliteração
D) Onomatopeia
Resolução:
Alternativa A.
Os elementos destacados no poema exemplificam uma assonância, já que a autora repete o som vocálico, gerando a rima poética.
Fontes
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed., rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 260 p.