Conheça, por meio de um só clique, as características linguísticas que demarcam o determinante!
Talvez essa palavrinha – determinante – possa parecer um pouco estranha, não é verdade? Mas saiba que se trata de algo que já faz parte do nosso conhecimento, pois por meio dos encontros que já tivemos, pudemos aprender acerca de vários assuntos relacionados à nossa língua portuguesa. Pois bem, o que vem a ser determinante?
Essa palavrinha, principalmente quando estamos desenvolvendo alguns estudos sobre todas aquelas novidades que a gramática nos revela, encontra-se bastante presente, mas às vezes não damos a ela a atenção merecida, por isso, que tal conhecê-la um pouquinho mais de perto?
Para que isso ocorra da melhor forma possível, antes observaremos alguns enunciados:
A garota é educada.
Aquela garota é educada.
Muitas garotas são educadas.
Duas garotas se destacam na sala de aula, pois são bastante educadas.
Lembra-se das classes gramaticais? Não? É simples, acesse o texto “Classes gramaticais”. Dessa forma, analisando os termos que se encontram em destaque de acordo com a classe a que pertencem, temos, respectivamente: artigo definido, pronome demonstrativo, pronome indefinido e numeral cardinal. Assim, podemos afirmar com toda certeza que todos eles modificam o substantivo “garotas”.
Com base nos estudos que fizemos, concluímos, portanto, que o determinante é representado pelos tão conhecidos adjuntos adnominais, concorda? Pois bem, olha que coisa genial: acabou de realizar mais uma descoberta linguística, não é verdade?
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras