Qual matéria está procurando ?

Português

Português

De o (a) ou do (a)?

De o (a) ou do (a) são exemplos de expressões cotidianas, contudo a fusão entre o pronome e a preposição é considerada inadequada em casos específicos.

De o (a) ou do (a)? Tendo em vista a linguagem formal, em casos específicos, somente a primeira expressão é considerada correta De o (a) ou do (a)? Tendo em vista a linguagem formal, em casos específicos, somente a primeira expressão é considerada correta

Antes de darmos início ao assunto que aprenderemos a partir de agora, vamos analisar juntos essas duas orações que seguem:

O fato dele ter me pedido desculpas demonstra que é um garoto educado.

O fato de ele ter me pedido desculpas demonstra que é um garoto educado.

Agora, eis que surge uma pergunta: quais das duas estariam corretas em se tratando da linguagem formal, aquela que já estudamos? Para relembrá-la, acesse o texto: Aprendendo sobre a linguagem formal e linguagem informal.

Acredite que a correta é a segunda oração, por mais que ela pareça para você um pouco estanha. Saiba que é normal você ter se estranhado um pouco, pois geralmente a forma que usamos é a primeira. Então, para que fiquemos bem informados sobre o porquê dessa afirmativa, preste atenção:


A gramática se define por características diversas

Quando dizemos “dele”, temos o encontro de dois elementos: o pronome pessoal do caso reto “ele” + a preposição “de”. Assim sendo, ao analisarmos o sujeito de ambas as orações, constatamos que é “ele”. Dessa forma, de acordo com o que a Gramática nos diz, o sujeito nunca pode vir acompanhado de preposição, uma vez que esta acompanha somente o predicado. Para que você entenda melhor, perceba:

Eu preciso de seu carinho. Temos o predicado “de seu carinho” que, de forma correta, aparece acompanhado da preposição “de”.

Portanto, agora que você já descobriu a causa dessa ocorrência, procure sempre utilizar a forma adequada, pois assim não estará cometendo nenhum “desvio” que porventura possa causar danos a esse idioma tão belo que falamos – a Língua Portuguesa.

Vamos ver outros exemplos?

Qual a causa de a professora não ter comparecido à aula?
O passeio no clube depende de a mamãe querer nos levar ou não.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Linguagem formal e linguagem informal

Português

Preposições

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.