Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Curiosidades sobre a cedilha

Quer conhecer algumas curiosidades sobre a cedilha? Clique e saiba mais!

A cedilha é um sinal diacrítico, não uma letra. É por isso que ela não faz parte do nosso alfabeto, pois trata-se de uma representação fonética A cedilha é um sinal diacrítico, não uma letra. É por isso que ela não faz parte do nosso alfabeto, pois trata-se de uma representação fonética

Logo no início da nossa alfabetização somos apresentados ao alfabeto e, na maioria das vezes, começamos a desvendar o universo da leitura e da escrita a partir do estudo das vogais e, posteriormente, partimos para o estudo das consoantes. Aprendemos que o abecedário é oficialmente composto por 26 letras (em 2009, as letras K, W e Y foram definitivamente incorporadas ao alfabeto da língua portuguesa), assim como aprendemos que nem sempre existe uma grande diferença fonética entre determinadas letras... Quem nunca se perguntou se determinado vocábulo é escrito com ss, s ou ç? Quem nunca se perguntou, também, por que o c com cedilha não consta no alfabeto?

E você, sabe a resposta? A verdade é que existem muitas curiosidades sobre a cedilha que provavelmente você ainda não conhece. Que tal descobrir a resposta para muitas delas? O Escola Kids vai esclarecer alguns mistérios sobre essa “letrinha” que provoca tantas dúvidas entre os falantes da língua portuguesa. Vamos descobrir? Boa leitura e bons estudos!


A cedilha e quatro mistérios que não aprendemos na escola!

1º Mistério A cedilha é uma letra?

Não, a cedilha não é uma letra e, por não ser uma letra, não consta no alfabeto oficial.

2° Mistério Afinal, o que é a cedilha?

A cedilha é um sinal diacrítico. Calma, a palavra é complicada, mas o significado não é. Um sinal diacrítico serve para diferenciar letras ou palavras, ou seja, nesse caso, quando a letra c recebe a cedilha, ela deixará de ser lida como /c/ para ser lida com o som de /s/. Portanto, o ç nada mais é do que uma representação fonética.

3º Mistério De onde veio a cedilha?

A cedilha surgiu no idioma castelhano no século XVI a partir da aplicação do sufixo diminutivo -illa (em português -ilha) ao nome da letra z, portanto, zedilla. Essa zedilla era colocada sob a letra c para representar o som de /s/. Curiosamente, a zedilla não é mais utilizada no castelhano e no espanhol, apenas no português, francês e catalão.

4° Mistério → Por que o c com cedilha não aparece no início de nenhuma palavra?

Até o século XV ou XVI era comum o uso do c com cedilha no início de palavras, contudo, convencionou-se que nenhuma palavra da língua portuguesa deveria ser iniciada com a cedilha, até porque ela não é letra, mas sim um sinal diacrítico.

Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Cedilha (Ç) | Ensino Fundamental I

Português

Regrinhas para o uso correto do Ç

Português

Uso do S ou do SS

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.