Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Conjunções coordenativas adversativas

Neste artigo você vai conhecer as conjunções coordenativas adversativas e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre morfologia da Língua Portuguesa.

As conjunções coordenativas adversativas exprimem relação de contraste/oposição As conjunções coordenativas adversativas exprimem relação de contraste/oposição

Aprender sobre as conjunções é muito importante, sabe por quê? Porque as conjunções são as palavras que conectam as orações, estabelecendo entre elas relação de dependência (subordinação) ou não (coordenação).

As conjunções coordenativas, como o próprio nome revela, são aquelas que coordenam orações independentes sintaticamente. As conjunções coordenativas adversativas representam um dos cinco grupos de conjunções coordenativas, a saber: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.

Conjunções coordenativas adversativas:

As conjunções adversativas são aquelas que exprimem relações de contraste/oposição de ideias entre uma oração e outra. Algumas dessas conjunções são:

  • Mas – Gosto de arroz branco, mas prefiro integral.

  • Porém – Chegamos cedo, porém muito cansados.

  • Todavia – Os soldados lutaram com garra, todavia, não venceram a batalha.

  • Contudo – Eu avisei, contudo, você não me ouviu.

  • No entanto – Comprei 1 litro de veneno, no entanto, não foi o suficiente.

  • Entretanto – Há dois meses estou malhando, entretanto, não vi resultado algum.

  • Não obstante – Estamos a mil quilômetros de distância um do outro, não obstante, vejo-nos mais próximos.

     

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Você pode se interessar também

Português

Conceito de frase, oração e período

Português

Conjunção

Português

Conjunções subordinativas

Português

Orações coordenadas

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.