Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Conjugação de alguns verbos irregulares

A conjugação de alguns verbos irregulares obedece a regras específicas.

A conjugação dos verbos irregulares obedece a regras específicas A conjugação dos verbos irregulares obedece a regras específicas

O assunto do qual iremos tratar não é inédito, pois já sabemos o que são verbos irregulares. Caso tenha alguma dúvida, acesse o texto “Classificação dos verbos” para se lembrar de alguns elementos importantes. Mas, para dar uma mãozinha, os verbos irregulares são aqueles que apresentam alguma alteração no radical, que é aquela palavra que não muda, no momento em que são conjugados. Imaginemos o verbo fazer, por exemplo:

Eu faço
Tu fazes
Ele faz
Nós fazemos
Vós fazeis
Eles fazem

Ora, é simples, percebemos que na primeira pessoa do singular (eu), o radical que se mantém nas demais pessoas verbais (faz-), foi alterado pela mudança de uma letra (faç-).

Dessa maneira, sabemos o que são esses verbos, mas que tal conhecermos a forma como são conjugados? Pois bem, para tanto, escolhemos os verbos “dar, trazer, saber e querer”, levando-se em consideração todos os modos e tempos em que são conjugados. Vamos então à nossa tarefa?

Presente do modo indicativo

Pretérito imperfeito

Pretérito perfeito

Pretérito mais-que-perfeito

Futuro do presente

Futuro do pretérito

Modo subjuntivo

Presente

Pretérito imperfeito

Futuro

Modo imperativo

Observação: O verbo querer não é conjugado no modo imperativo.

Imperativo afirmativo

Imperativo negativo

Formas nominais

Infinitivo

Gerúndio

Particípio

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Discordância gráfica e irregularidade verbal

Português

Formas Rizotônicas e Arrizotônicas

Português

Verbos anômalos

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.