Entenda as particularidades da conjunção subordinativa “como” e aprenda a classificar três orações subordinadas.
A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa.
As conjunções não são escolhidas aleatoriamente. Entre elas e as palavras, ou mesmo orações, há uma relação de sentido. É possível que haja várias conjunções que estabeleçam o mesmo sentido, por exemplo, as que indicam oposição (mas, porém, todavia, no entanto etc.), mas pode ser também que a mesma conjunção exerça sentidos diferentes. A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.
Veja a seguir:
Causal:
Comparativa:
Conformativa:
Veja alguns exemplos:
Perceba que em todos os exemplos a conjunção como aparece. Não havendo diferenças gráficas na palavra destacada. Entretanto, essa conjunção produz efeitos de sentido diferentes, recebendo, por isso, classificações distintas.
A seguir, algumas dicas serão dadas para ajudá-lo na classificação da conjunção subordinativa como. Leia com atenção!
1º Se a oração subordinada for introduzida pela conjunção “como”, ou seja, se ela aparecer antes da principal, como nos exemplos I e III, haverá duas possibilidades: ou estabelecerá ideia de causa ou de conformidade (acordo). Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto.
2º Se a oração subordinada vier em sua posição habitual, ou seja, depois da oração principal, a ideia será de comparação.
A partir de agora, antes de classificar as orações subordinadas, em que a conjunção subordinativa “como” aparece, pare e reflita. Use as observações, você verá que serão muito úteis.
Por Mayra Pavan
Graduada em Letras