Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Triângulo isósceles

O triângulo isósceles possui como principal característica dois lados congruentes, ou seja, possui dois lados iguais. Isso implica a presença de dois ângulos internos congruentes, e eles recebem o nome de ângulos da base. Por ser uma figura plana, vamos determinar uma expressão que nos possibilite calcular sua área.

Leia também: Qual é a condição de existência de um triângulo?

Propriedade dos triângulos isósceles

Considere o triângulo isósceles ABC.

No triângulo, veja que os lados AC e BC são congruentes. O ângulo oposto a esses lados, AB, é incongruente e chamado de ângulo da base ou base do triângulo retângulo.

Uma outra importante propriedade dos triângulos isósceles é a coincidência da altura e da mediana relativas à base do triângulo, ou seja, o segmento de reta perpendicular à base do triângulo e o segmento de reta que divide essa base são iguais.

Observe que esse segmento de reta divide o triângulo isósceles exatamente ao meio, por esse fato, esse segmento é também chamado de eixo de simetria.

Leia também: Classificação dos triângulos – critérios e nomes

Área do triângulo isósceles

Sabe-se que a área de qualquer triângulo é dada pela seguinte fórmula:

De modo geral, em problemas de cálculo de área de triângulos isósceles, basta encontrarmos a altura utilizando o teorema de Pitágoras.

Para encontrarmos a área de um triângulo isósceles, vamos considerar o seguinte exemplo.

  • Exemplo

Determine a área do triângulo a seguir:

Observe que o triângulo ABC é isósceles, pois possui dois lados iguais. Veja também que a altura dividiu o triângulo isósceles em dois. Assim sendo, vamos encontrar a altura e substituir na fórmula. Lembre-se de que a altura coincide com a mediana, ou seja, ela divide o lado AB ao meio.

Substituindo o valor da altura na fórmula, temos:

O triângulo isósceles é constituído de dois lados iguais.

Exercício resolvido

Questão 1 – Sabe-se que, em um triângulo isósceles, o ângulo interno oposto à base mede 30°. Determine a medida dos ângulos da base.

Resolução

Vamos construir um triângulo isósceles para facilitar a resolução, lembre-se de que os ângulos da base são iguais, logo, podemos representá-los com a mesma letra.

Sabemos também que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180°, logo:

x + x + 30° = 180°

2x = 180° – 30°

2x = 150°

x = 150° ÷ 2

x = 75° 

Por Robson Luiz

Você pode se interessar também

Matemática

Classificação dos triângulos

Matemática

Triângulo escaleno

Matemática

Área do Triângulo

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.