A tabuada é uma tabela que serve para organizar visualmente as operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
A tabuada é uma tabela que organiza as operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Para aprender essas operações e seus resultados não é necessário decorar a tabuada, mas sim descobrir seu funcionamento. Isso significa conhecer algumas relações e propriedades das operações matemáticas.
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A tabuada é uma disposição das tabuadas de multiplicação. Na primeira linha e primeira coluna dessa tabuada, escrevemos os fatores (a partir de 1) que queremos multiplicar. No exemplo abaixo, os fatores são de 1 a 12. A partir disso, nos cruzamentos dessa tabuada, escrevemos o resultado da multiplicação entre os respectivos números da linha e da coluna.
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As principais dicas para aprender as tabuadas são: conhecer as relações entre as operações matemáticas básicas e conhecer suas propriedades. Primeiro vamos conhecer as relações entre as operações.
Considere as operações abaixo:
3 + 4 = 7
7 - 4 = 3
Observe que na primeira operação começamos com o número 3, adicionamos 4 e obtivemos o número 7 como resposta. Na segunda operação começamos com o número 7 (resultado da primeira operação), subtraímos 4 e obtivemos 3 como resposta (que foi o número com que começamos).
Você percebe que há uma relação entre a primeira e a segunda operação?
A segunda operação (subtração) desfez o que a primeira (adição) havia feito. Portanto, a adição e a multiplicação são operações inversas.
Vejamos outros exemplos:
a) 9 + 1 = 10 e 10 – 1 = 9
b) 2 + 6 = 8 e 8 – 6 = 2
c) 5 – 2 = 3 e 3 + 2 = 5
Considere as operações abaixo:
2 × 3 = 6
6 ÷ 3 = 2
Aplicando o mesmo raciocínio da dica anterior, concluímos que a multiplicação e a divisão são operações inversas.
Vejamos outros exemplos:
a) 7 × 5 = 35 e 35 ÷ 5 = 7
b) 10 ÷ 2 = 5 e 5 × 2 = 10
c) 4 × 10 = 40 e 40 ÷ 10 = 4
Agora vamos conhecer algumas propriedades das operações.
Analise os números e as operações abaixo, consultando as tabuadas da adição:
6 + 4 =1 0 e 4 + 6 = 10
1 + 4 = 5 e 4 + 1 = 5
Perceba que trocar a ordem dos números adicionados não alterou o resultado. Essa propriedade é chamada de propriedade comutativa da adição.
Cuidado! Essa propriedade não é válida para a operação de subtração:
7 - 1 = 6, mas 1 - 7 = -6
Examine os números e as operações abaixo, consultando as tabuadas da multiplicação:
3 × 4 = 12 e 4 × 3 = 12
7 × 2 = 14 e 2 × 7 = 14
Perceba que trocar a ordem dos números multiplicados não alterou o resultado. Essa propriedade é chamada de propriedade comutativa da multiplicação.
Cuidado! Essa propriedade não é válida para a operação de divisão:
15 ÷ 3 = 5, mas 3 ÷ 15 = 0,2
3 + 0 = 3
9 - 0 =
O 0 é chamado de elemento neutro das operações de adição e subtração, pois não influencia no resultado.
10 × 1 = 10
8 ÷ 1 = 8
O 1 é chamado de elemento neutro das operações de multiplicação e divisão, pois não influencia no resultado.
Teste os seus conhecimentos em um jogo das tabuadas de adição e subtração. Complete os espaços em branco com o símbolo da operação de adição + ou com o símbolo da operação de subtração –.
Confira abaixo suas respostas!
No lápis azul:
8 - 1 = 7
4 + 3 = 7
5 + 1 = 6
No lápis rosa:
3 + 5 = 8
8 - 2 = 6
9 - 7 = 2
No lápis verde:
5 - 4 = 1
8 + 1 = 9
2 + 4 = 6
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Questão 1
Quais números completam as lacunas de cima para baixo?
a) 1, 1, 0, 3 e 8.
b) 1, 1, 8, 0 e 9.
c) 0, 4, 0, 3 e 1.
d) 0, 5, 0, 3 e 9.
e) 0, 1, 8, 3 e 9
Resolução
1 - 0 = 1
5 - 4 = 1
8 - 8 = 0
3 - 0 = 3
9 - 1 = 8
Alternativa A.
Questão 2
Utilizando a tabuada de multiplicação do 2, indique quais números completam as lacunas de cima para baixo.
a) 2, 7, 10, 2 e 1.
b) 4, 2, 10, 2 e 3.
c) 2, 1, 1, 4 e 3.
d) 1, 2, 10, 4 e 2.
e) 2, 2, 2, 2 e 2.
Resolução
Analisando a tabuada de multiplicação do 2, segue que os números que completam as lacunas de cima para baixo são 4, 2, 10, 2 e 3.
Alternativa B.
Fontes
COSTA, G. O. da. A tabuada no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade do Estado do Amazonas. Parintins, 2020. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/3404.
HOLANDA, K. H. C. de. Nova perspectiva para o ensino da tabuada: traços de uma investigação diagnóstica entre professores e alunos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, 2017. Disponível em: https://ud10.arapiraca.ufal.br/repositorio/publicacoes/965.