Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Progressões aritméticas

Clique para aprender o que são progressões aritméticas e o modo correto de encontrar um termo pertencente a ela.

Exemplo de progressão aritmética de razão 1 Exemplo de progressão aritmética de razão 1

Uma sequência numérica é chamada de progressão aritmética, ou apenas PA, se a diferença entre qualquer um de seus termos e o termo imediatamente anterior é sempre a mesma.

Observe o exemplo abaixo em que a sequência numérica cumpre essa definição:

(2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, …)

Observe nesse exemplo que, independentemente do termo escolhido, exceto o primeiro, a diferença entre ele e seu antecessor é sempre 2. Essa diferença é chamada de razão da Progressão Aritmética.

Classificação das progressões aritméticas

Uma progressão aritmética pode ser classificada de três maneiras: crescente, constante ou decrescente.

O primeiro caso acontece quando a razão é positiva. Nesse caso, um termo qualquer é sempre maior que seu antecessor. Observe o exemplo de PA de razão 5 (número positivo).

(2, 7, 12, 17, …)

O segundo caso acontece quando a razão é igual a zero. Nesse caso, qualquer termo é igual ao seu antecessor. Observe o exemplo de PA de razão zero:

(1, 1, 1, 1, …)

O terceiro caso acontece quando a razão é negativa. Nesse caso, qualquer termo é menor que seu antecessor. Observe o exemplo de PA de razão - 2 (número negativo).

(10, 8, 6, 4, 2, 0, - 2, …)

Termo geral de uma PA

Quando conhecemos o primeiro termo de uma PA (a1) e sua razão, podemos encontrar um termo que ocupa qualquer outra posição sem que haja necessidade de escrever toda a sequência numérica. Para tanto, utilizamos a seguinte fórmula:

an = a1 + (n – 1)r

an é o termo que se quer descobrir e n é a posição que ele ocupa.

Veja um exemplo: dada uma PA de razão 7, com primeiro termo igual a 5, como encontrar o quarto termo dessa PA sem escrever toda a sequência numérica?

A partir da fórmula acima, escrevemos:

an = a1 + (n – 1)r

a4 = 5 + (4 – 1)7

a4 = 5 + (3)7

a4 = 5 + 21

a4 = 26

Para conferir, vamos escrever toda a sequência. O primeiro termo é 5, e o segundo termo tem que ser igual ao primeiro somado a 7, que é a razão da PA. Isso porque qualquer termo menos seu antecessor resulta na razão. Para encontrar o terceiro termo, adicionamos 7 ao segundo. Para encontrar o quarto termo, adicionamos 7 ao terceiro. Os resultados são:

5, 12, 19, 26

Essa fórmula é mais usada para encontrar termos que ocupam posições muito distantes do início da PA, em casos onde não seria possível escrever toda a sequência para verificar o termo em questão. Veja um exemplo:

Nas mesmas circunstâncias do exemplo anterior, determine o termo 700°.

an = a1 + (n – 1)r

a700 = 5 + (700 – 1)7

a700 = 5 + (699)7

a700 = 5 + 4893

a700 = 4898

Soma dos termos de uma PA finita

Também conhecida como soma dos n primeiros termos de uma PA, tendo em mãos o primeiro termo, o último e o número de termos entre eles (contando com os dois), é possível encontrar a soma dos termos de uma PA sem que seja necessário somá-los realmente. A fórmula para isso é a seguinte:

Sn = (a1 + an)n
       2

Exemplo:

Calcule a soma dos 100 primeiros termos da PA seguinte:

(1, 2, 3, 4, …)

Em outras palavras, calcule a soma de todos os números naturais que vão de 1 a 100. Sabendo que o primeiro termo é 1 e o último é 100 e que essa PA possui 100 termos, calculamos:

Sn = (a1 + an)n
      2

S100 = (1 + 100)100
           2

S100 = (101)100
           2

S100 = 10100
           2

S100 = 5050


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática




Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

A História dos Algarismos

Matemática

A equação do amor

Matemática

Algoritmo usual e da decomposição na multiplicação

Matemática

Aplicando seu dinheiro

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.