No reino animal o cálculo do número de descendentes pode determinar o número de animais da próxima geração. Clique e entenda!
As famílias são compostas por pessoas que ao longo do tempo formam gerações. Se cada um de nós olhar para o passado, veremos nossos pais, avós, bisavós e assim por diante. Nós também temos a oportunidade de participar do surgimento de novas gerações. Entre os humanos, o cálculo de descendentes não pode ser realizado de forma exata, pois não há como prever o número de filhos, netos e bisnetos que um casal terá.
No reino animal, esse cálculo de descendentes pode ser realizado de forma mais eficiente, determinando o número de animais das gerações futuras.
Papagaio-do-peito-roxo: animal em risco de extinção
O papagaio-de-peito-roxo é uma ave em risco de extinção que vive na Mata Atlântica. Essa ave faz o ninho para criar os filhotes na mesma árvore, então, caso esta venha a ser derrubada, o casal de papagaios não procriará mais. A fêmea chega a botar até 4 ovos no mesmo ninho. Supondo que essa fêmea bote apenas dois ovos e que as aves das próximas gerações também botem apenas dois ovos, vamos calcular o número de aves das gerações futuras, considerando que nenhum fator interromperá essa sequência.
Árvore de descendentes
Casal
1ª geração
2ª geração
3ª geração
A sequência de aves por geração será:
1ª geração: 2 aves
2ª geração: 4 aves
3ª geração: 8 aves
4ª geração: 16 aves
5ª geração: 32 aves
6ª geração: 64 aves
7ª geração: 128 aves
8ª geração: 256 aves
E assim sucessivamente.
Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids