Saber fazer a leitura dos diferentes tipos de gráficos (de colunas, de barras, de setores e de linhas) é fundamental para entendermos os resultados de pesquisas estatísticas.
Os gráficos representam os resultados de pesquisas feitas para entender melhor as estatísticas. Com um gráfico é mais fácil fazer a leitura, a interpretação e a comparação de dados. Em jornais, é bastante comum o uso de gráficos para comunicar a população sobre diferentes informações.
Os principais tipos de gráficos são os seguintes:
gráfico de colunas;
gráfico de barras;
gráfico de setores (conhecido também como gráfico de pizza);
gráfico de linhas.
Saiba mais: Como fazer uma tabela?
Todo gráfico tem como objetivo principal passar uma informação de forma direta. Então, as informações do gráfico devem ser expressas de forma clara e objetiva. Para que fique completo, os principais elementos que um gráfico precisa ter é um título, que nos informa o tema do gráfico, e uma legenda, que nos ajuda a identificar as informações contidas nele.
Quais são os tipos de gráficos?
Existem diferentes tipos de gráficos, e cada um deles é utilizado em momentos diferentes. Veja a seguir os principais tipos.
O gráfico de colunas é um gráfico que usa retângulos na vertical, com alturas proporcionais para representar e comparar os resultados obtidos em uma pesquisa. O seu uso é muito comum na conta de energia e de água e nos jornais também. Veja um exemplo de gráfico de barras:
O que difere o gráfico de barras do gráfico de colunas é que no caso do primeiro, as barras são na horizontal. Portanto, o gráfico de barras mostra o mesmo que o gráfico de colunas, mas de forma horizontal. Veja um exemplo de gráfico de barras:
O gráfico de setores, conhecido também como gráfico de pizza, é feito na fórmula de um círculo, dividido em fatias. Veja a seguir um exemplo de gráfico de setores:
No gráfico de setores, é possível ver qual é o maior setor — nesse caso, quais são as atividades físicas favoritas dos alunos. Olhando para o gráfico, é possível perceber que a maioria dos estudantes preferem jogar futebol, mas que grande parte desses estudantes gostam de natação. O gráfico de setor é muito usado em situações nas quais a resposta é uma comparação em porcentagem em relação ao todo.
O gráfico de linhas é bastante comum para mostrar o crescimento ou o decrescimento de uma variável, ao decorrer do tempo. O gráfico de linhas pode ser utilizado para analisar o crescimento de uma criança, a intenção de votos durante as eleições, as vendas de uma empresa, entre outros usos. Veja um exemplo de gráfico de linhas:
Saiba também: Probabilidade — o estudo das chances de um determinado evento acontecer
Questão 1
O gráfico a seguir mostra o número de irmãos que cada um dos alunos do 9º ano de uma escola possui:
Analisando o gráfico, podemos afirmar que:
A) a maioria dos estudantes são filhos únicos.
B) 11 estudantes têm dois irmãos ou mais.
C) 14 estudantes possuem um único irmão.
D) o gráfico utilizado é um gráfico de linhas.
Resolução:
Alternativa B
Analisando o gráfico, percebemos que há 5 estudantes que têm dois irmãos, 4 estudantes que têm 3 irmãos e 2 estudantes que têm quatro ou mais, então 5 + 4 + 2 = 11. Logo, 11 estudantes têm dois irmãos ou mais.
Questão 2
O gráfico a seguir mostra o tempo, em horas, gasto por Marcelo com leitura, de segunda-feira até sexta-feira.
Analisando o gráfico, podemos afirmar que:
A) O gráfico é sempre decrescente, ou seja, o tempo de leitura sempre diminui de um dia para o outro.
B) O gráfico é sempre crescente, ou seja, o tempo de leitura sempre aumenta de um dia para o outro.
C) Terça-feira e sexta-feira foram os dias em que ele fez menos leitura.
D) Na terça-feira e na quarta-feira feira, o tempo de leitura se manteve de um dia para o outro.
Resolução:
Alternativa D
Podemos observar que tanto na terça-feira quanto na quarta-feira o tempo de leitura se manteve em 1 hora.