Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Geometria Analítica

Clique e descubra o que é Geometria Analítica e entenda como essa área da Matemática relaciona a Geometria clássica com a Álgebra.

A Geometria Analítica relaciona elementos da Geometria Clássica a processos algébricos A Geometria Analítica relaciona elementos da Geometria Clássica a processos algébricos

 A Geometria Analítica é uma área da Matemática que estuda a Geometria utilizando ferramentas da Álgebra. Em outras palavras, é por meio dessa área que podemos relacionar esses dois campos de conhecimento.

Dessa maneira, é por meio da Geometria Analítica que figuras geométricas podem ter suas definições, propriedades e características analisadas com o uso de processos algébricos. Assim, essa área de estudo oferece recursos diferentes da Geometria clássica para resolver problemas, expandindo o conhecimento.

Bases da Geometria Analítica

A Geometria Analítica é construída sobre um plano, chamado plano cartesiano, e depois é expandida para o espaço, que possui as mesmas características do plano cartesiano. É sobre esse plano que são construídas e estudadas todas as figuras geométricas bidimensionais.

Um plano cartesiano é formado por duas retas numéricas perpendiculares que se encontram em suas origens. A imagem a seguir exemplifica esse plano:


Nesse plano, é possível marcar a localização de pontos, uma vez que ele é formado por duas retas numéricas. Para tanto, basta determinar as duas coordenadas desse ponto. Na imagem acima, por exemplo, o ponto A possui coordenadas 2 e 3. Logo, sua localização é A = (2, 3).

A primeira coordenada está ligada ao eixo horizontal, chamado eixo x, e a segunda está ligada ao eixo vertical, chamado eixo y. A ordem em que essas coordenadas são dadas não pode ser alterada e será sempre essa.

O espaço segue o mesmo raciocínio do plano, com a diferença de que serão três coordenadas, já que o espaço possui três dimensões.

Distância entre dois pontos

A segunda base da Geometria Analítica é a distância entre dois pontos. É por meio dela que muitas das propriedades e características estudadas nessa área da Geometria são demonstradas. Essa distância também é usada na definição de algumas figuras geométricas.

Dados os pontos A = (xA, yA) e B = (xB, yB), a distância entre esses dois pontos pode ser encontrada por meio do teorema de Pitágoras. Observe as suas localizações ilustradas no plano cartesiano:


A distância entre dois pontos é sempre o segmento de reta que os liga. Fechando o triângulo como feito na imagem acima, teremos um triângulo retângulo. Observe que a hipotenusa é o lado AB, e os catetos medem xB – xA e yB – yA. Assim, usando teorema de Pitágoras, teremos:

AB2 = (xB – xA)2 + (yB – yA)2

AB = √[(xB – xA)2 + (yB – yA)2]

Como a distância entre os pontos A e B é igual ao comprimento do segmento AB, então essa é a fórmula que deve ser usada para calcular essa distância.

O que a Geometria Analítica estuda?

Os conceitos estudados pela Geometria Analítica são, basicamente, os mesmos da Geometria clássica. A grande diferença é que a Geometria Analítica faz uso de processos algébricos para criar fórmulas, como a distância entre dois pontos, que servem para caracterizar e descobrir propriedades de figuras geométricas.

Entre os temas estudados na Geometria Analítica, estão:

1 – Estudo analítico do ponto;

2 – Estudo analítico da reta;

3 – Distância entre dois pontos;

4 – Distância entre ponto e reta;

5 – Equação geral, fundamental e reduzida da reta;

6 – Equação da circunferência;

7 – Cônicas;

8 – Vetores 

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Condição de existência de um triângulo

Matemática

Conhecendo as Dimensões

Matemática

Distância entre dois pontos

Matemática

Estudo da Reta, Segmento de Reta e Semirreta

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.