Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Função do primeiro grau

Clique e aprenda o que é uma função do primeiro grau, como construir seu gráfico e calcular sua raiz, também chamada de “zero”.

O gráfico da função do primeiro grau é composto por uma reta O gráfico da função do primeiro grau é composto por uma reta

Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto A a um único elemento de um conjunto B. Essa regra geralmente é uma expressão algébrica, parecida com uma equação. O conjunto A é chamado domínio e o conjunto B é o contradomínio da função.

Dados a e b pertencentes ao conjunto dos números reais, com a diferente de zero, uma função polinomial do primeiro grau é definida por:

f(x) = ax + b

Nessa função, x é chamado variável independente e f(x) ou y é chamado variável dependente.

Uma função do primeiro grau, portanto, relaciona elementos de dois conjuntos de forma linear. Observe, por exemplo, alguns dos pares (x, y) obtidos na função y = 2x:

x = 1, y = 2·1 = 2

x = 2, y = 2·2 = 4

x = 3, y = 2·3 = 6

Sendo assim, são elementos do domínio dessa função: 1, 2 e 3. E são elementos do contradomínio dessa função: 2, 4 e 6.

Gráfico da função

O gráfico é a representação de todos os pontos que pertencem a uma função do primeiro grau no plano. Como a função do primeiro grau é linear, seu gráfico sempre será uma reta.


Gráfico da função do primeiro grau

Para construí-la, deveremos nos lembrar de um dos postulados da Geometria: existe uma única reta que contém dois pontos distintos pertencentes ao plano.

Fazendo uso desse postulado, será necessário encontrar apenas a localização de dois pontos no plano para construir a reta que os contém. O método usado para isso depende da lei de formação da função do primeiro grau e será apresentado em passos:

1 – Escolha dois valores para x;

2 – Substitua esses valores na função;

3 – Encontre os valores de y correspondentes.

Feito isso, o valor escolhido para x, e seu y correspondente, forma um par ordenado que pode ser marcado no plano cartesiano.

Como escolhemos dois valores para x, teremos dois valores para y e, por isso, dois pares ordenados. Sabendo que cada par ordenado é a localização de um ponto no plano cartesiano, já temos os dois pontos. Portanto, basta marcá-los e desenhar a reta que passa por eles.

Existe um segundo método para construir o gráfico que revela informações importantes sobre ele e que pode aparecer em alguns exercícios. Para usá-lo, proceda da seguinte maneira:

1 – Escolha x = 0 e substitua esse valor na função para encontrar o valor de y relacionado. Sabendo que a função é y = ax + b, teremos o seguinte resultado:

y = ax + b

y = a·0 + b

y = b

Portanto, o primeiro ponto será (0, b). Esse é o ponto de encontro entre o gráfico da função e o eixo y e sempre será dado pelo coeficiente b da função do primeiro grau.

2 – Escolha y = 0 e substitua esse valor na função para encontrar o valor de x relacionado. Sabendo que a função do primeiro grau é y = ax + b, teremos:

y = ax + b

0 = ax + b

ax = – b

x = – b  
        a 

Portanto, o segundo ponto será (–b/a, 0). Essa é a raiz da função do primeiro grau, ou seja, o ponto de encontro entre seu gráfico e o eixo x.

Fazendo esses dois passos, obtemos as coordenadas de dois pontos pertencentes ao gráfico da função. Para construí-lo, basta desenhar a reta que passa por eles.

Raízes da função

A raiz, ou o zero de uma função do primeiro grau, é o ponto de encontro entre essa função e o eixo x. Para obter esse ponto, existem duas alternativas:

1 – Desenhar o gráfico da função e observar em que ponto ele toca o eixo x.

2 – Fazer y = 0 e descobrir o valor de x relacionado a ele.

Assim, a raiz da função y = 2x – 8 é:

y = 2x – 8

0 = 2x – 8

2x = 8

x = 8
      2

x = 4



Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Concavidade da parábola

Matemática

Conjuntos Numéricos

Matemática

Diferenças entre função e equação

Matemática

Discriminante

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.