Clique e aprenda o que são equações do segundo grau e conheça também uma das formas mais comuns de resolvê-las.
Toda equação que puder ser escrita na forma ax2 + bx + c = 0 será chamada equação do segundo grau. O único detalhe é que a, b e c devem ser números reais, e a não pode ser igual a zero em hipótese alguma.
Uma equação é uma expressão que relaciona números conhecidos (chamados coeficientes) a números desconhecidos (chamados incógnitas), por meio de uma igualdade. Resolver uma equação é usar as propriedades dessa igualdade para descobrir o valor numérico desses números desconhecidos. Como eles são representados pela letra x, podemos dizer que resolver uma equação é encontrar os valores que x pode assumir, fazendo com que a igualdade seja verdadeira.
Nas equações do segundo grau, a técnica mais conhecida para encontrar os valores de x, também chamados resultados, raízes ou zeros, é a fórmula de Bháskara.
Essa fórmula será discutida em passos, nos quais geralmente ela é separada em partes para facilitar seu ensino e compreensão.
1 – Determinar os coeficientes da equação
Os coeficientes de uma equação são todos os números que não são a incógnita dessa equação, sejam eles conhecidos ou não. Para isso, é mais fácil comparar a equação dada com a forma geral das equações do segundo grau, que é: ax2 + bx + c = 0. Observe que o coeficiente "a" multiplica x2, o coeficiente "b" multiplica x, e o coeficiente “c” é constante.
Por exemplo, na seguinte equação:
x2 + 3x + 9 = 0
O coeficiente a = 1, o coeficiente b = 3 e o coeficiente c = 9.
Na equação:
– x2 + x = 0
O coeficiente a = – 1, o coeficiente b = 1 e o coeficiente c = 0.
2 – Encontrar o discriminante
O discriminante de uma equação do segundo grau é representado pela letra grega e pode ser encontrado pela seguinte fórmula:
Δ = b2 – 4·a·c
Nessa fórmula, a, b e c são os coeficientes da equação do segundo grau. Na equação: 4x2 – 4x – 24 = 0, por exemplo, os coeficientes são: a = 4, b = – 4 e c = – 24. Substituindo esses números na fórmula do discriminante, teremos:
Δ = b2 – 4·a·c
Δ= (– 4)2 – 4·4·(– 24)
Δ = 16 – 16·(– 24)
Δ = 16 + 384
Δ = 400
3 – Encontrar as soluções da equação
Para encontrar as soluções de uma equação do segundo grau usando fórmula de Bháskara, basta substituir coeficientes e discriminante na seguinte expressão:
x = – b ± √Δ
2·a
Observe a presença de um sinal ± na fórmula de Bháskara. Esse sinal indica que deveremos fazer um cálculo para √Δ positivo e outro para √Δ negativo. Ainda no exemplo 4x2 – 4x – 24 = 0, substituiremos seus coeficientes e seu discriminante na fórmula de Bháskara:
x = – b ± √Δ
2·a
x = – (– 4) ± 400
2·4
x = 4 ± 20
8
x = 4 + 20 = 24 = 3
8 8
x= 4 – 20 = –16 = –2
8 8
Então, as soluções dessa equação são 3 e – 2, e seu conjunto de solução é:
S = {3, – 2}
Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto: