Faces, arestas e vértices são os elementos de um poliedro. Confira!
Os poliedros são formas geométricas espaciais que apresentam todas as faces planas. São consideradas espaciais por apresentarem três dimensões (comprimento, largura e altura). Essas formas espaciais estão presentes no mundo a nossa volta. Uma caixa de sabão em pó, por exemplo, é um poliedro chamado de paralelepípedo. O dado, que faz parte de muitos jogos e brincadeiras, também é um poliedro, chamado de cubo. Esses objetos são estudados pela matemática através da geometria. Eles possuem características e propriedades muito importantes para sua compreensão.
Vamos conhecer os elementos de um poliedro.
Como foi dito anteriormente, os poliedros são formas geométricas espaciais que apresentam as faces planas. Mas o que são as faces de um poliedro?
Imagine um dado. Cada quantidade representada no dado está em um “lado” desse objeto. Cada “lado” do dado é chamado de face. Assim, podemos dizer que o dado possui seis faces.
A face é um dos elementos de qualquer poliedro. Os demais elementos são: arestas e vértices. Vamos compreender o que são esses outros dois elementos.
Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta.
O cubo possui 12 arestas.
Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.
Pela figura podemos ver que o cubo possui 8 vértices.
Podemos fazer uma pequena tabela com os elementos do cubo:
Vamos determinar quantas faces, quantas arestas e quantos vértices o poliedro abaixo apresenta.
Esse poliedro é uma pirâmide. Sobre ela, podemos afirmar que:
Agora, vejamos se você é capaz de completar a tabela para o seguinte poliedro:
Por Marcelo Rigonatto
Matemático
Equipe Escola Kids