Qual matéria está procurando ?

História

História

06 de Janeiro - Dia de Reis

Descubra por que o Dia de Reis é comemorado em 06 de janeiro e entenda a simbologia a ele relacionada.

Os reis magos são personagens importantes do início dos Evangelhos. Os reis magos são personagens importantes do início dos Evangelhos.

Passadas as festas de fim de ano, alguns personagens são sempre mencionados – quer entre seus familiares, quer na escola ou em sua comunidade religiosa –, mas, por vezes, não sabemos ao certo a história a respeito deles. Esse é o caso dos chamados Reis Magos. O dia de Reis (ou dia de Santos Reis) é festejado, nos países de tradição cristã, em 06 de janeiro. Em cada país há uma forma específica de se homenagear os Santos Reis. No interior do Brasil, a forma mais comum é a folia (folia de Reis), que consiste em uma festa com cantos acompanhados do som da viola, da sanfona e do triângulo. Mas quem são esses Reis? Por que são santos e magos?

Os Reis Magos aparecem no início de alguns dos Evangelhos Cristãos ao se mencionar o nascimento de Jesus Cristo. Segundo os evangelistas, esses reis eram sábios do Oriente que foram guiados pela Estrela D'Alva (Estrela do Oriente) até o local onde Cristo havia nascido, em Belém, na Galileia. Os nomes dos três reis eram Baltasar, Belquior e Gaspar. O seu objetivo era levar ao Filho de Deus presentes simbólicos em honra ao seu nascimento, como pode ser lido em Mateus 2, 1-12:

“Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: ‘Ide e informai-vos bem a respeito do Menino. Quando O tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-Lo'. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o Menino, e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o Menino com Maria, Sua mãe. Prostrando-se diante dEle, O adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-Lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho".

Esses presentes consistiam em ouro, mirra e incenso (esses três elementos fariam parte da simbologia dos templos católicos e da missa católica). Há quem diga que o ouro simboliza a característica do reinado celeste de Cristo; a mirra, a necessidade do sofrimento e morte de Cristo para a remissão dos pecados; o incenso, por fim, simboliza as honras ao corpo morto, que, após a Ressurreição, ascendeu em direção aos céus.

A figura dos Reis Magos tornou-se mais emblemática quando, na Baixa Idade Média, São Francisco de Assis elaborou o primeiro modelo de presépio, no qual foram representados, além de Jesus, Maria, José e os camponeses próximos da manjedoura, os Santos Reis, cada um com o presente trazido ao Deus Menino. 

Por Me. Cláudio Fernandes

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

25 de dezembro – Dia de Natal

Datas Comemorativas

31 de janeiro – Dia do Mágico

História

História da árvore de natal

Datas Comemorativas

História do Natal

Últimos artigos

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.

Nomadismo

O nomadismo é um estilo de vida em que os seres humanos não possuem residência em um local fixo, mudando-se de tempos em tempos de acordo com sua necessidade.

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!