O setor terciário é o setor da economia formado pelo comércio e pelos serviços. As atividades inseridas nesse segmento são aquelas em que há a troca direta ou indireta entre as pessoas, envolvendo a comercialização de produtos e mercadorias derivadas dos setores primário e secundário e a prestação de serviços essenciais, como limpeza, educação, transportes e segurança, por exemplo. O setor terciário engloba também as comunicações, os serviços financeiros e o turismo, e tem experimentado um rápido crescimento tanto no Brasil quanto no mundo.
Leia também: Agricultura — uma das principais atividades econômicas do setor primário
Setor terciário é o segmento da economia que reúne as atividades de comércio e a prestação de serviços.
As atividades desse setor da economia são caracterizadas pela troca de mercadorias, produtos e serviços de maneira direta ou indireta entre as pessoas.
Supermercados, escolas, serviços de telemarketing, serviços de limpeza, centros comerciais, bancos, hotéis e agências de turismo são apenas alguns exemplos de atividades do setor terciário.
O setor terciário é importante para o desenvolvimento econômico e para a manutenção da sociedade.
Assim como no cenário econômico mundial, o setor terciário tem crescido de forma significativa no Brasil. Já responde, hoje, por mais de 61% do PIB nacional.
O setor terciário é um dos segmentos em que as atividades econômicas estão divididas. Ele é formado por todo tipo de atividade comercial e de serviços que são prestados para a sociedade, motivo pelo qual é chamado também de setor de comércio e serviços. O setor terciário consiste, atualmente, no principal setor da economia mundial e da economia brasileira, além de ser o mais diverso deles.
O setor terciário pode ser caracterizado como o mais abrangente e o mais diverso dos segmentos da economia. As atividades econômicas que compõem esse setor são aquelas que envolvem as trocas que acontecem por meio da relação estabelecida direta ou indiretamente entre pessoas, seja para a comercialização de uma mercadoria ou para a prestação de um determinado tipo de serviço. No primeiro caso, os produtos que são comercializados pelo setor terciário têm origem no setor primário (atividades agropecuárias e extrativas) ou no setor secundário (atividade industrial).
As atividades presentes no setor terciário são de grande importância para o desenvolvimento das demais áreas, sendo trabalhos de manutenção ou complementares, que fazem parte do circuito de produção dos setores primário ou secundário, como no caso das vendas, da logística e dos serviços de transporte, por exemplo.
Os serviços prestados no setor terciário da economia não somente completam os demais segmentos, mas também desempenham um papel fundamental para a sociedade, conforme veremos a seguir.
O setor terciário é formado por atividades essenciais para a sociedade, dentre as quais se encontram a venda de mercadorias e produtos derivados dos setores primário e secundário e também a realização de serviços individuais ou coletivos, tanto na esfera pública quanto na esfera privada. Confira exemplos de atividades e de estabelecimentos enquadrados no setor terciário da economia:
creches, escolas e universidades;
bancos e demais serviços financeiros;
serviços urbanos;
limpeza e manutenção (eletricistas, encanadores, pedreiros e demais prestadores de serviços);
centros comerciais e shopping centers;
supermercados, mercearias e panificadoras;
hotéis e todas as demais atividades associadas ao turismo;
restaurantes, bares e lanchonetes;
logística e transportes;
telemarketing e serviços de atendimento ao consumidor;
administração pública;
defesa e segurança.
Veja também: Mineração — uma das principais atividades econômicas do setor secundário
O setor terciário concentra o maior número de atividades e de postos de trabalho na maioria dos países ao redor do planeta, em especial dos países emergentes e dos países desenvolvidos. As atividades que são nele desempenhadas contribuem de forma significativa para a economia dos territórios, e, na maioria dos casos, ele corresponde ao principal setor a contribuir com o seu PIB (Produto Interno Bruto). Assim, o setor terciário possui grande importância econômica em um contexto global da economia.
Esse setor reúne atribuições fundamentais para a manutenção da sociedade e para a garantia do dinamismo de várias cadeias produtivas dos setores primário e secundário da economia. Como vimos, o setor terciário inclui atividades da administração pública, serviços de transporte, limpeza urbana, finanças, vendas, educação e demais áreas de atuação que são base para o desenvolvimento econômico e social de todo país ou território.
As atividades do setor terciário sempre fizeram parte do processo de desenvolvimento da economia e dos territórios em todo o mundo, especialmente quando se considera a importância que as trocas comerciais tiveram em diferentes períodos históricos. Atualmente, o setor terciário é o principal segmento da economia mundial e, segundo dados recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), contribui com aproximadamente 65% do PIB global.
O aperfeiçoamento da tecnologia e o advento da globalização, que deu início ao período que ficou conhecido como era da informação, proporcionaram uma maior intensidade dos fluxos de mercadorias, capitais e pessoas por todo o espaço mundial, o que resultou em um salto de desenvolvimento no setor terciário. A escala do comércio foi ampliada, ao mesmo tempo que novos postos de trabalho foram criados segundo as novas demandas da atualidade.
Para além dos serviços nos ramos da tecnologia e das telecomunicações, o turismo é hoje a atividade que mais tem impulsionado o crescimento do setor terciário da economia. A procura por viagens e roteiros turísticos cresceu especialmente após a pandemia da covid-19, que demandou uma pausa de quase três anos nas atividades turísticas em escala internacional.
O setor terciário é o principal setor da economia brasileira atualmente. Informações do IBGE para o ano de 2020 mostram que, considerando o comércio, os serviços e administração pública, esse segmento respondeu por aproximadamente 61,5% do PIB do Brasil no ano considerado.
Seguindo uma tendência mundial, a participação do setor terciário na economia nacional cresceu de forma acelerada nas últimas décadas, em especial a partir da segunda metade do século XX. Vários fatores contribuíram para esse movimento, como o rápido processo de urbanização e industrialização, que criou novas demandas por serviços nas cidades.
Não somente isso, mas a macrocefalia urbana, a falta de melhores oportunidades de emprego e as crises econômicas levaram muitas pessoas para o trabalho informal, que faz parte do setor terciário.
Questão 1
(UFV)
Na maior parte dos países subdesenvolvidos, as diversas atividades do setor terciário ocupam uma porção relativamente muito importante da população ativa total (...), na realidade o setor terciário desses países aparece nitidamente hipertrofiado.
(Adaptado de: LACOSTE, Yves. Geografia do subdesenvolvimento. São Paulo: Difel, 1966.)
Das afirmativas abaixo, relativas à hipertrofia do setor terciário, assinale a VERDADEIRA:
A) Nos países subdesenvolvidos o setor terciário é hipertrofiado, pois ocupa grande parte da população ativa, sendo constituído por profissionais de alto nível de qualificação e especialização.
B) Nos países subdesenvolvidos a hipertrofia do setor terciário acontece pelo elevado número de pessoas empregadas neste setor, o que mostra sua importância no desenvolvimento desses países.
C) Nos países subdesenvolvidos o crescimento do setor terciário se dá basicamente pelo aumento do desemprego nos setores primário e secundário e do subemprego.
D) Nos países subdesenvolvidos o aumento do setor terciário indica um grande desenvolvimento econômico, pois esse setor é igualmente amplo nos países desenvolvidos.
E) Nos países subdesenvolvidos o setor terciário é hipertrofiado porque é maior que nos países desenvolvidos.
Resolução:
Alternativa C.
A causa do crescimento do setor terciário nos países subdesenvolvidos é, sobretudo, o desemprego na indústria e no setor primário e o aumento do subemprego ou de postos informais de trabalho.
Questão 2
(UEG) Dentre as fontes de arrecadação de impostos no estado de Goiás, o maior percentual provém do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
Com base nos dados da tabela apresentada, verifica-se que:
A) o setor primário da economia é o maior responsável pela arrecadação de ICMS no estado de Goiás.
B) o setor de serviços da economia é o maior responsável pela arrecadação de ICMS no estado de Goiás.
C) o setor secundário representou 35% da arrecadação de ICMS no ano de 2017, no estado de Goiás.
D) no ano de 2017, o setor terciário contribuiu com cerca de 20% da arrecadação de ICMS do estado.
E) a arrecadação total de ICMS cresceu entre os anos de 2015 e 2017 na ordem de 15% ao ano.
Resolução:
Alternativa B.
Uma análise dos números da tabela nos permite concluir que a soma da arrecadação proveniente das atividades do setor terciário, como o comércio, as comunicações e a prestação de serviço, é maior do que a arrecadação dos setores primário e secundário.