Confira o conceito de renda per capita, como é o seu cálculo e quais são as suas limitações.
A renda per capita é um cálculo utilizado para evidenciar a proporção entre a riqueza e o número de pessoas. Assim, quando avaliamos a renda per capita de uma cidade, por exemplo, observamos a produção de riquezas e o número de habitantes. Quando esse cálculo se refere apenas aos membros de uma família, utilizamos o termo renda familiar per capita.
Para entendermos como funciona o cálculo da renda per capita, primeiro precisamos entender o conceito de Produto Nacional Bruto, o PNB.
O PNB compreende todas as riquezas produzidas mais todo o dinheiro que vem do exterior menos o dinheiro que deixa o local em questão, ou seja, ele é a renda total de um determinado lugar, contando tudo o que é gerado, mais tudo o que entra, menos tudo o que sai.
Assim, para calcular a renda per capita, basta dividirmos o valor do PNB pelo número de habitantes. Fácil, né?
Já para calcular a renda familiar per capita, é só dividir a renda gerada por toda a família pelo número total de pessoas que fazem parte dela. Por esse motivo, esse termo às vezes é chamado também de renda familiar.
Apesar de ser importante para avaliar a proporção entre a riqueza e a população de um país, estado, região ou cidade, a renda per capita possui algumas limitações. A principal delas é a de não oferecer uma noção correta da distribuição dessa renda.
Exemplo: em uma rua vivem 10 famílias. Uma delas é extremamente rica e as outras são totalmente miseráveis. Com certeza, a renda per capita dessa rua vai ser muito alta, mas não mostrará as condições de miséria em que a maior parte das pessoas vive.
Por esse motivo, ao falarmos que a renda per capita de uma cidade ou país é muito alta, não significa necessariamente que as condições sociais sejam as melhores.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia