Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Poluição da Água

Poluição da água é um grave problema ambiental causado pelo ser humano e que afeta um dos recursos mais importantes para a sobrevivência humana e para a manutenção do planeta.

Esgoto sendo jogado em um ambiente aquático com animais, um exemplo de poluição da água. A poluição da água é um grave problema ambiental que ocasiona a perda da biodiversidade e prejuízos à saúde humana.

A poluição da água é a alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas desse recurso. Trata-se de um problema ambiental muito grave ocasionado pela ação humana, como por meio do descarte irregular de lixo e de efluentes urbanos diretamente em corpos hídricos. Como consequência há perda de biodiversidade, prejuízos econômicos e à saúde humana, além dos impactos ao equilíbrio ambiental. Solucionar a poluição hídrica é uma questão que depende da ação conjunta de agentes públicos, privados e da sociedade.

Leia também: Água — detalhes sobre essa substância essencial para todos os seres vivos do planeta

Resumo sobre poluição da água

  • Poluição da água é um problema ambiental caracterizado pela alteração em suas propriedades físicas, químicas ou biológicas.

  • A ação dos seres humanos é a sua principal causa, como o descarte irregular de efluentes urbanos e o lançamento de substâncias tóxicas diretamente nos corpos hídricos.

  • As fontes de poluição da água são: esgoto, lixo doméstico, água aquecida, metais pesados e substâncias derivadas das chuvas ácidas.

  • A poluição da água pode ser classificada em: química, sedimentar, biológica, térmica e radioativa.

  • Tem como consequência a degradação da qualidade da água, com perda de biodiversidade, danos à saúde humana, prejuízos econômicos e desequilíbrio ambiental.

  • A solução para o problema passa pela implementação de medidas como a ampliação do acesso ao saneamento básico e a conscientização ambiental da população e dos agentes públicos e privados.

O que é a poluição da água?

Poluição da água (ou poluição hídrica) é a alteração nas propriedades físicas, químicas e biológicas de um corpo hídrico ocasionada pela introdução consciente ou não de elementos que não pertencem àquele ambiente, como lixo e dejetos urbanos. A poluição da água é um grave problema ambiental que afeta a fauna e a flora fluviais, além de trazer prejuízos aos seres humanos.

A poluição da água não é exclusiva de rios. Todos os corpos hídricos, como riachos, lagos, lagoas, mares e aquíferos, sofrem em maior ou menor grau a degradação da qualidade de suas águas. Para saber se determinado manancial está poluído, basta observar alterações como mau cheiro, turbidez e alteração no gosto.

Principais causas da poluição da água

O lançamento de efluentes não tratados é uma das causas da poluição das águas.

A ação dos seres humanos é a principal causadora da poluição das águas. Ela acontece por meio de atividades como:

  • Descarte irregular de efluentes urbanos e industriais diretamente em rios e corpos d’água.

  • Vazamento de combustíveis de embarcações e derramamento de petróleo.

  • Desmatamento de áreas, facilitando a erosão e o assoreamento dos cursos d’água.

  • Atividade agropecuária, cujos resíduos penetram no solo ou fluem pela superfície e podem chegar ao lençol freático e ao curso de rios, lagos e mares.

  • Lançamento de rejeitos da atividade mineradora, responsável por lançar substâncias tóxicas que podem até mesmo contaminar os corpos hídricos.

  • Descarte de água aquecida usada previamente em usinas nucleares e na indústria para o resfriamento de maquinários.

  • Descarte direto de lixo (resíduos físicos, como plásticos) no curso de rios, lagos e mares.

Fontes de poluição da água

O lixo descartado diretamente na água é uma das fontes da poluição da água.

São fontes poluentes dos corpos hídricos:

  • lixo doméstico e industrial;

  • esgoto;

  • pesticidas, agrotóxicos e fertilizantes;

  • água aquecida e fontes de calor;

  • sedimentos, como terra;

  • metais pesados provenientes da indústria e da mineração;

  • petróleo e demais tipos de combustível;

  • substâncias oriundas da chuva ácida.

Quais os tipos de poluição da água?

A classificação da poluição das águas é feita de acordo com o tipo de poluente que ocasiona a degradação da qualidade do corpo hídrico. Nesse sentido, podemos falar em, pelo menos, cinco tipos de poluição hídrica:

  • Poluição química da água: presente quando determinados produtos ou elementos químicos se misturam na água e alteram a sua composição, tornando-a tóxica ou imprópria para o consumo humano ou para a manutenção da flora e da fauna. O vazamento de petróleo e o lançamento de compostos como o mercúrio proveniente da mineração são algumas das causas da poluição química da água.

  • Poluição sedimentar da água: presente quando há um volume tão elevado de materiais sedimentares em suspensão na água que impede a passagem de luz solar e prejudica a realização de processos biológicos, como a fotossíntese. A eutrofização causada pelo lançamento de dejetos urbanos é um exemplo de poluição sedimentar da água.

A eutrofização é um exemplo de poluição sedimentar da água.
  • Poluição biológica da água: acontece quando há elevada concentração de microrganismos na água que são capazes de ocasionar danos à saúde humana mediante a proliferação de doenças.
  • Poluição térmica da água: consiste no aquecimento repentino das águas de determinado manancial ocasionado pelo lançamento de água de resfriamento utilizada em processos industriais ou nas usinas de geração de energia elétrica, como as termelétricas e as usinas nucleares.

  • Poluição radioativa da água: consiste na concentração de elementos radioativos em níveis acima do que seria considerado um patamar normal para a água, tendo origem no descarte irregular de lixo atômico ou até mesmo em acidentes em usinas nucleares.

Veja também: O que é poluição do solo e como ela acontece?

Consequências da poluição da água

A poluição da água ocasiona a deterioração da qualidade desse recurso, o que pode levar à sua contaminação e até mesmo à morte de um corpo hídrico. Nesse último estágio, as funções biológicas desempenhadas pelas plantas e pelos animais aquáticos são impossibilitadas, e o nível de contaminação das águas é tão alto que o uso humano é proibido pela alta probabilidade do desenvolvimento de doenças, como leptospirose, cólera e esquistossomose. Não somente isso, a navegabilidade das águas é afetada pela poluição, além de seu uso econômico ser dificultado.

Em todos os níveis de poluição da água, as formas de vida aquáticas são afetadas, uma vez que há alteração direta em seu habitat. Assim, há o desequilíbrio das funções daquele corpo d’água e o meio ambiente é prejudicado, como por meio da menor absorção de dióxido de carbono que é feita pelas plantas e algas. No longo prazo, além da perda de biodiversidade, a poluição da água afeta o ambiente em escala global e contribui para outros problemas ambientais, como o aquecimento global.

Soluções para poluição da água

A solução para a poluição das águas passa pela ação do poder público em conjunto com os agentes privados e a população, sendo um esforço que deve ser realizado constantemente a fim de se manter a qualidade dos corpos hídricos. Algumas das soluções para o problema da poluição das águas são:

  • Ampliação das redes de saneamento básico.

  • Tratamento dos resíduos urbanos e industriais antes do seu descarte final.

  • Reuso da água em ações como a limpeza urbana.

  • Aplicação de multas aos agentes que promoverem ações que causam a poluição hídrica.

  • Descarte do lixo doméstico no local apropriado, e não diretamente na água ou no solo, o que pode causar a contaminação de corpos hídricos próximos.

  • Manejo adequado de insumos agrícolas.

  • Diminuição do desmatamento e da remoção da mata ciliar.

  • Conscientização ambiental da população e dos agentes privados.

Exercícios resolvidos sobre poluição da água

Questão 1

(Enem) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

A) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

B) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

C) a qualidade da água disponível, apenas no sub-solo terrestre.

D) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

E) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

Resolução:

Alternativa B

A atividade humana altera tanto a quantidade de água disponível quanto a sua qualidade. Nesse segundo caso, estamos tratando da poluição hídrica, que impede o uso desse recurso.

Questão 2

(Cesesp) O homem moderno tem provocado frequentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição, com riscos para os seres vivos e em especial para o homem. A respeito desses poluentes, podemos afirmar que:

A) o esgoto doméstico é prejudicial aos rios, fundamentalmente devido à presença exagerada de detergentes não-biodegradáveis.

B) a radiação nuclear pode trazer complicações à saúde, mas só é letal em caso de explosão de bomba atômica.

C) os metais pesados, como o mercúrio e o cobre, são resíduos industriais que podem ser concentrados na cadeia alimentar, prejudicando sobretudo os últimos níveis tróficos.

D) os pesticidas usados na agricultura, embora sejam considerados poluentes devido à sua alta toxidade, não apresentam efeito residual.

E) o monóxido de carbono, produzido na queima de cigarros e pelos motores a gasolina, tem como principal efeito a formação de oxi-hemoglobina no sangue.

Resolução:

Alternativa C

Os metais pesados não se dissipam na água, e acabam sendo introduzidos na cadeia alimentar por meio da fauna aquática, podendo afetar os seres humanos e causar danos à saúde.

Fontes

ANDRADE, Bernardo; BIAZON, Tássia. O transporte marítimo e o uso sustentável do oceano. Jornal da USP, 06 out. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=460987.

BANDEIRA, Katarina. Você sabe o que fazer para evitar a poluição hídrica? UNAMA – Notícias, 16 mai. 2018. Disponível em: https://www.unama.br/noticias/voce-sabe-o-que-fazer-para-evitar-poluicao-hidrica.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

NGO, Hope. The secrets being revealed by ocean garbage patches. BBC Future, 02 out. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/future/article/20220930-the-ocean-gyres-creating-huge-new-plastic-patches.

POR UM. Como podemos evitar a poluição das águas? G1, 23 ago. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/especial-publicitario/um/troque-todos-por-um/noticia/2018/08/23/como-podemos-evitar-a-poluicao-das-aguas.ghtml.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Ciências

15 curiosidades sobre o lixo

Ciências

A química está em toda parte

Ciências

Acidente em Mariana (MG): danos ambientais

Geografia

Aquífero Guarani

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.