Paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre, formando o sistema de coordenadas geográficas usado para a localização e para a orientação.
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre que integram o sistema de coordenadas geográficas. Os paralelos são traçados horizontalmente e denotam as latitudes, tendo como referência a Linha do Equador (0º). Os meridianos, por sua vez, são linhas horizontais usadas para a determinação das longitudes, sendo o Meridiano de Greenwich (0º) utilizado como referência.
Esse conjunto de linhas é importante para a identificação de pontos no espaço e, sobretudo, para os deslocamentos sobre ele. Os paralelos e meridianos têm, ainda, outras funções, como a delimitação das zonas térmicas do planeta Terra e a contagem das horas por meio do sistema de fusos horários.
Leia também: O que são coordenadas geográficas?
Paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre que formam o sistema de coordenadas geográficas: enquanto os paralelos indicam a medida da latitude, os meridianos indicam a medida da longitude de um ponto ou referencial. Por essa razão, os paralelos e meridianos são usados principalmente para a localização no espaço geográfico, além de serem úteis para a navegação e os deslocamentos sobre o planeta.
Como referência para a determinação de um conjunto de informações geográficas distintas, convencionou-se o estabelecimento de paralelos e meridianos de referência. Essas linhas recebem nomes especiais, os quais conheceremos a seguir.
Os paralelos que recebem nomes especiais são conhecidos como paralelos notáveis. O principal deles é a Linha do Equador, a partir da qual são contadas as latitudes. Esse paralelo marca a latitude de 0º. Na tabela abaixo, conheça todos os paralelos notáveis.
Paralelos notáveis |
|
Nome |
Latitude |
Círculo Polar Ártico |
66º33’’ N |
Trópico de Câncer |
23º27’ N |
Linha do Equador |
0º |
Trópico de Capricórnio |
23º27’ S |
Círculo Polar Antártico |
66º33’’ S |
Os meridianos de referência são dois, os quais recebem nomes especiais que facilitam a sua identificação.
Meridianos de referência |
|
Nome |
Longitude |
0º |
|
Linha Internacional da Data |
180º |
Os paralelos são as linhas horizontais traçadas sobre a superfície terrestre. Eles são posicionados paralelamente à Linha do Equador, motivo pelo qual recebem esse nome. Os paralelos formam círculos concêntricos ao redor do planeta Terra, sendo maiores no equador terrestre e menores na medida em que se aproximam dos polos.
Sua principal função no sistema de coordenadas geográficas é a determinação das latitudes, que variam de 0° a 90°, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul, sendo a Linha do Equador o ponto de partida (latitude 0º).
Além da determinação das latitudes, os paralelos são utilizados para definir as zonas térmicas do planeta Terra. Trata-se de áreas formadas a partir do ângulo de inclinação dos raios solares com relação à superfície e que aumentam do equador em direção aos polos. Essa divisão é feita com o auxílio dos paralelos notáveis, com base nos quais se estabelece as seguintes zonas:
Os meridianos são linhas verticais traçadas sobre a superfície terrestre. Cada meridiano forma um semicírculo que se estende desde o Polo Norte até o Polo Sul do planeta Terra, o que significa que eles se encontram nessas regiões. Todos os meridianos têm a mesma extensão, mas as linhas se aproximam na medida em que nos afastamos do equador terrestre e nos aproximamos dos polos.
Eles são utilizados no sistema de coordenadas geográficas para a determinação das longitudes, que vão de 0º a 180º, tanto a leste quando a oeste do meridiano de referência, o Meridiano de Greenwich.
Além dessa função, os meridianos são a base para o sistema de fusos horários: os 360º do planeta Terra são divididos em 24 faixas de 15º de longitude dentro das quais os relógios marcam o mesmo horário. São 12 fusos a leste e 12 fusos a oeste de Greenwich, meridiano esse que é o ponto de partida para esse sistema de contagem de horas.
Acesse também: Fuso horário — detalhes sobre o sistema de contagem de horas mundial
A identificação dos paralelos e dos meridianos é simples quando se tem em mãos um mapa-múndi ou um mapa temático. Tanto um como o outro apresentam uma rede de linhas imaginárias traçadas que representam o sistema de coordenadas geográficas. Quando esse reticulado não está completo, o mapa apresenta, ao menos, os paralelos notáveis e os meridianos de referência, ou, ainda, as principais linhas que atravessam a área representada.
Assim sendo, basta a observação e a leitura cuidadosa do mapa para identificá-los, somente lembrando do fundamental:
Atente-se, também, às informações que estão escritas nas margens dos mapas temáticos, principalmente. Elas costumam trazer as latitudes (margens superior e inferior) e as longitudes (margens direita e esquerda), que nos ajudam a identificar a presença, respectivamente, de paralelos e meridianos.
Latitude |
Longitude |
Distância em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a Linha do Equador. |
Distância em graus entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich. |
Varia de 0º a 90º a Norte e ao Sul. |
Varia de 0º a 180º a Leste e a Oeste. |
Para saber mais sobre latitude e sobre longitude, clique aqui.
Os paralelos e meridianos têm importância na localização de um ponto ou referencial na superfície terrestre, visto que integram o chamado sistema de coordenadas geográficas. Essas linhas imaginárias são fundamentais para que consigamos nos orientar na superfície e nos deslocar de um ponto a outro, uma vez que elas são usadas no cálculo da latitude e da longitude e, portanto, na determinação das coordenadas geográficas.
Tanto os paralelos quanto os meridianos assumem, ainda, funções práticas no estudo da fisiografia do planeta Terra e nas comunicações, uma vez que são utilizados como referência para a delimitação das zonas térmicas, no caso dos paralelos, e para a formação de um sistema padrão de horas que foi adotado internacionalmente, no caso dos meridianos.
Questão 1
Os meridianos são linhas verticais traçadas sobre a superfície terrestre e que, junto dos paralelos, formam o sistema de coordenadas geográficas. Dentre as funções dos meridianos especificamente, podemos citar:
A) a determinação das latitudes.
B) a contagem das horas em escala mundial.
C) a divisão do mundo em hemisférios Norte e Sul.
D) a delimitação das zonas térmicas do planeta.
E) a indicação dos pontos cardeais.
Resolução:
Alternativa B.
Os meridianos, além de medirem a longitude, foram usados como base para a criação de um sistema universal de contagem das horas.
Questão 2
(IFTO) Coordenada geográfica é um sistema de referência e posicionamento em que ocorre a intersecção entre um paralelo e um meridiano. O principal paralelo que divide a terra em dois hemisférios — Norte e Sul — é denominado:
A) Círculo Polar Antártico.
B) Trópico de Capricórnio.
C) Trópico de Câncer.
D) Greenwich.
E) Equador.
Resolução:
Alternativa E.
O único paralelo que divide a Terra em dois hemisférios iguais, Norte e Sul, é a Linha do Equador. Os demais, com exceção de Greenwich (um meridiano), são classificados como paralelos notáveis e ficam em latitude média e alta.
Fontes
IBGE. Coordenadas geográficas. IBGE. Atlas Escolar, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/cartografia/21730-coordenadas-geograficas.html.
MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, SP: Editora Ática, 2004. 47ª edição, 3ª reimp. 455p.
SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018, 268p.