Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Mecanização do Campo

Entenda o que é e como vem ocorrendo o processo de mecanização do campo, com ênfase em seus aspectos positivos e negativos.

A mecanização do campo contribui para o aumento dos maquinários na agricultura A mecanização do campo contribui para o aumento dos maquinários na agricultura

Você certamente já viu nos jornais, na TV, na internet ou até pessoalmente uma imagem de um grande trator ou colheitadeira atuando em alguma lavoura, tal qual mostra a imagem acima, não é mesmo? É claro que nem sempre foi assim, pois as evoluções tecnológicas no campo ainda são relativamente recentes.

O processo de mecanização do campo, portanto, corresponde à gradativa inserção de novas tecnologias e ferramentas mais avançadas no processo produtivo. Assim, ganham espaço na produção rural equipamentos como as semeadeiras, as colheitadeiras, os tratores e outros, tudo para poder melhorar o desempenho da produção.

Graças a esse processo de mecanização agrícola, aliado à revolução verde, temos hoje uma maior produtividade no campo. Isso significa dizer que uma área rural produz muito mais hoje do que produzia no passado, gerando mais alimentos e também mais produtos para a exportação, o que pode ser considerado como um grande ponto positivo.

Por outro lado, o ponto negativo a ser mencionado é a substituição dos trabalhadores do campo pelas máquinas. Em alguns casos, alguns equipamentos avançados realizam em alguns dias o trabalho que centenas de pessoas fariam em um período maior, o que gera o chamado desemprego estrutural, aquele que acontece quando o posto de trabalho deixa de existir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2011 e 2012, houve uma redução de 756 mil vagas no campo durante o período, o que mostra então uma tendência crescente no espaço rural brasileiro de aumento do desemprego. Ainda segundo o IBGE, na economia brasileira, cerca de 14,2% dos empregos atuais no país são da agricultura, enquanto, em 2004, esse valor era de 20,4% do total.

Outra consequência que pode ser considerada negativa do processo de mecanização do campo é o aumento do processo de êxodo rural. Isso ocorre porque esses trabalhadores desempregados, quase sempre, migram para as áreas urbanas em busca de empregos, intensificando rapidamente o processo de urbanização, sobretudo nas grandes cidades, o que resulta, entre outras coisas, no aumento das áreas periféricas.

Apesar disso, o processo de mecanização do campo é importante para a economia, pois faz com que a atividade agrícola consiga um desempenho melhor. Por esse motivo, é preciso mais atenção sobre esse processo, sobretudo no sentido de desenvolver políticas públicas para auxiliar os trabalhadores do campo, os produtores e também aqueles que necessitam de trabalho e renda.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Agricultura

Geografia

Agronegócio

Geografia

Agropecuária

Ciências

Revolução verde

Últimos artigos

Oceano Índico

Oceano Índico é o oceano que recobre aproximadamente 20% da superfície terrestre. Contendo uma série de rotas comerciais, apresenta grande importância para a economia mundial.

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.