Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Hidrosfera

A hidrosfera é a camada que reúne todo o volume de água disponível no planeta Terra. 97,5% da água do planeta Terra são salgados e somente 2,5% são água doce.

Ilustração do planeta Terra mergulhado em porção de água, em alusão à hidrosfera. A hidrosfera é o conjunto de todas as águas do planeta Terra.

A hidrosfera é uma das quatro esferas que compõem o Sistema Terra. Trata-se da esfera que reúne todas as águas disponíveis em nosso planeta, seja na atmosfera, seja na superfície, seja na subsuperfície. A água está presente na hidrosfera em seus três estados físicos (sólido, líquido e gasoso), que se alternam por meio do ciclo hidrológico.

Não obstante o volume total de água na Terra não se altere, permanecendo sempre 1,4 bilhão de km3, a sua distribuição não ocorre de forma equivalente: a água salgada representa 97,5% de toda a água da hidrosfera. Somente 2,5% correspondem à água doce.

Preservar a hidrosfera e combater problemas ambientais, como a poluição hídrica, é fundamental para a garantia da disponibilidade de água para a biosfera. A camada de água do planeta é de extrema importância, portanto, para a manutenção da vida sobre ele, além de garantir o equilíbrio térmico e o funcionamento dos ciclos naturais.

Leia também: Qual é a diferença entre mar e oceano?

Resumo sobre hidrosfera

  • A hidrosfera é a camada de água da Terra.

  • Ela reúne o conjunto de águas do planeta Terra.

  • O volume de água da hidrosfera é fixo: 1,4 x 1021 litros ou 1.400.000.000 km3.

  • A distribuição dessa água em reservatórios, no entanto, varia consideravelmente.

  • 97,5% da água do planeta Terra são salgados, e somente 2,5% são água doce.

  • O maior volume de água doce está armazenado nas geleiras e calotas polares.

  • A água está presente na atmosfera em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

  • Os processos que acontecem na hidrosfera estão contidos no ciclo hidrológico, e são:

    • evaporação;

    • transpiração;

    • condensação;

    • precipitação;

    • infiltração;

    • escoamento superficial.

  • A hidrosfera é importante para o equilíbrio térmico e para a manutenção da vida na Terra.

  • A hidrosfera surgiu com o gradual resfriamento do planeta e seu processo de desgaseificação.

Videoaula sobre hidrosfera

O que é hidrosfera?

Hidrosfera é o nome dado a uma das quatro esferas que constituem a estrutura do Sistema Terra, que são:

  • atmosfera;

  • litosfera;

  • biosfera;

  • hidrosfera.

A hidrosfera é formada por todo o volume de água presente na Terra e que permeia todas as demais esferas anteriormente citadas. Ela resguarda, portanto, um dos recursos mais importantes para a manutenção do equilíbrio natural e biológico no nosso planeta.

Principais características da hidrosfera

Na hidrosfera, a água está presente em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

A hidrosfera é a camada de água da Terra. O nosso planeta representa um sistema fechado, do qual não há a entrada nem a saída de elementos, como a água. Dessa forma, desde a sua origem, o volume de água presente na hidrosfera permanece o mesmo: 1.400.000.000 km³. Esse volume é equivalente a 1,4 x 1021 litros de água. Toda essa água não está presente na hidrosfera em apenas um único tipo de reservatório. Na realidade, ela forma diferentes corpos hídricos, como:

  • oceanos;

  • mares;

  • rios;

  • lagos;

  • aquíferos;

  • geleiras;

  • calotas polares.

Como podemos notar, a água da hidrosfera se distribui tanto pela superfície terrestre quanto pela subsuperfície, em reservatórios abaixo do solo e no interior de rochas porosas. Essa água pode ser tanto salgada, com elevado teor de sais minerais dissolvidos, quanto doce, o tipo de água que pode ser ingerido pelos seres humanos. No entanto, a proporção de água doce e salgada é desigual, da mesma forma que o volume de água doce disponível em cada reservatório natural não é equivalente. Veremos como acontece essa distribuição mais adiante.

Parte da água da hidrosfera também está presente na atmosfera do planeta Terra. A camada da atmosfera que mais concentra esse recurso é aquela mais próxima da superfície terrestre, a troposfera. Nela está 80% de todo o vapor d’água do envólucro gasoso da Terra. A água também está presente na hidrosfera em sua forma líquida e sólida, formando cristais de gelo. Ao se combinarem, dão origem às nuvens.

Veja também: 30 fatos curiosos sobre a Terra que você precisa conhecer

Composição da hidrosfera

A hidrosfera é composta por uma única substância: a água (H2O). Esse recurso natural está presente na hidrosfera em seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

  • Água sólida: a água sólida da hidrosfera se apresenta na forma de gelo. O gelo da hidrosfera está contido principalmente nas geleiras e calotas polares, mas também constitui os cristais das nuvens, solos congelados (permafrost) e superfícies temporariamente congeladas, como lagos e rios. Além da atmosfera, a água congelada é muito comum em regiões de alta latitude, sobretudo acima dos círculos polares.

As geleiras armazenam água em estado sólido.
  • Água líquida: em seu estado líquido, a água da hidrosfera compõe os mares, oceanos, rios, lagos, lagoas e outros mananciais que recobrem a superfície terrestre. Ela também forma os reservatórios subterrâneos, como os aquíferos. É importante lembrar que a água líquida é parte fundamental dos seres vivos do planeta Terra, os quais fazem parte da biosfera.

Os mares e oceanos armazenam a maior parte da água em estado líquido do mundo.
  • Água gasosa (vapor d’água): a água em seu estado gasoso, melhor conhecida como vapor d’água, está em suspensão na atmosfera, e constitui um importante elemento do clima que é a umidade do ar.

O vapor que determina a umidade do ar é a água em seu estado gasoso.

Distribuição da hidrosfera

A hidrosfera do planeta Terra tem um volume imutável de água. Isso significa que o total de água existente em nosso planeta não aumenta nem diminui com o passar do tempo. Entretanto, a forma como essa água se encontra distribuída não acontece de maneira homogênea. A maior parte da água presente na hidrosfera é, atualmente, salgada. Por conta disso, o volume de água doce é bastante limitado. Compare:

Distribuição da água na hidrosfera

Tipo de água

Volume relativo (em %)

Água salgada

97,5%

Água doce

2,5%

Por si só, a água doce já é um recurso limitado em termos de volume disponível na hidrosfera. Entretanto, ela se torna ainda mais restrita quando levamos em consideração a sua distribuição entre os diferentes tipos de reservatório. Ao contrário da água salgada, encontrada em mares e oceanos, a água doce se divide em muitos tipos de corpos hídricos. Veja, a seguir, como acontece a distribuição de água doce na natureza:

Distribuição da água doce na hidrosfera

Tipo de reservatório

Volume relativo (em %)

Geleiras e áreas permanentemente congeladas

68,9%

Reservatórios subterrâneos

30,8%

Rios, lagos, lagoas, riachos, pântanos e mananciais de superfície

0,3%

Processos que acontecem na hidrosfera

Os processos que acontecem na hidrosfera são aqueles que formam o ciclo da água, ou ciclo hidrológico. Por meio do ciclo da água, esse recurso natural passa por todas as esferas do planeta Terra, o que inclui a biosfera, além de alternar seu estado físico de acordo com fatores como o calor e as alterações de temperatura. Uma vez que consiste em um ciclo de um sistema fechado, o ciclo da água é responsável por, além de movimentar a água da hidrosfera, reciclar esse recurso.

Os processos que acontecem na hidrosfera constituem o ciclo da água.

O ciclo hidrológico e, portanto, os processos que acontecem na hidrosfera são:

  • Evaporação: a água passa do estado líquido para o estado gasoso e retorna para a atmosfera. Essa mudança acontece por meio do calor que é emanado do Sol e que é fundamental para o ciclo da água. Acomete todos os tipos de superfície, seja de água doce, seja de água salgada.
  • Transpiração: semelhante ao processo de evaporação. No entanto, acontece com a água que está presente nas plantas e nos demais organismos vivos, ou seja, faz parte dos processos fisiológicos dos seres vivos. Representa parte da interação entre biosfera, hidrosfera e atmosfera.
  • Condensação: é a água passando de seu estado gasoso (vapor d’água) para o estado líquido. A condensação da água em altitude resulta na formação de nuvens ou de névoa em superfície.
  • Precipitação: acontece quando a água da atmosfera retorna para a superfície. A precipitação é resultado da aglutinação de gotículas de água em torno de núcleos de condensação nas nuvens. Ao atingir determinado peso, a gota formada não consegue se manter em suspensão e cai, originando, assim, a chuva. As chuvas, entretanto, não são o único tipo de precipitação. Ela ocorre, também, na forma de neve ou de granizo. A precipitação é fundamental para o abastecimento dos reservatórios naturais de água.
  • Infiltração: processo que acontece quando a água precipitada penetra no solo ou na rocha exposta. No segundo caso, estamos tratando de rochosas porosas. Por conta disso, a infiltração é importante para a recarga de mananciais de subsuperfície, como os aquíferos.
  • Escoamento superficial: esse processo ocorre quando a água não penetra no solo, mas sim desempenha um trajeto pela superfície dele, criando sulcos e pequenos canais. Em seu caminho, a água de escoamento superficial pode desaguar em rios, lagos, lagoas ou mesmo no mar, contribuindo para o reabastecimento de reservatórios de superfície.

Qual a importância da hidrosfera?

A hidrosfera tem importância por resguardar toda a água disponível no planeta Terra. Ela armazena o recurso primordial para a existência de vida na superfície terrestre, sem o qual os ciclos naturais não aconteceriam.

A água contida na hidrosfera constitui ecossistemas fluviais e marinhos, além abastecer vilas e cidades e fornecer o recurso necessário para o desenvolvimento econômico dos seres humanos. Somente por causa da existência da hidrosfera, que se estende para a atmosfera, é que existem diferentes tipos de clima no planeta Terra e, além disso, as temperaturas são reguladas.

Portanto, a hidrosfera é importante tanto para a manutenção do Sistema Terra quanto para a garantia da biodiversidade sobre o nosso planeta, o que inclui a própria existência dos seres humanos.

Formação da hidrosfera

A formação da hidrosfera se deu há bilhões de anos, e aconteceu em conjunto com o gradual resfriamento do planeta Terra. Quando do seu surgimento, lembremos que a Terra era um ambiente inóspito: extremamente quente, com vulcões em constante erupção e a todo momento sendo alvo de asteroides e meteoros que vinham do espaço aberto. Com o passar do tempo, as temperaturas médias do planeta se reduziram, e junto disso aconteceu o processo de desgaseificação.

A desgaseificação é um processo descrito como a liberação de gases contidos no interior da crosta terrestre. Diante de um ambiente resfriado, e com temperaturas bem inferiores àquelas encontradas em profundidade na estrutura interna do planeta, esses gases sofreram o processo de condensação. Em meio a eles estava o vapor d’água, de onde a água líquida teve origem. A partir de então, com a estabilização do planeta em termos de estrutura, e com a tectônica de placas, novos reservatórios foram se formando, notadamente os oceanos.

A alternância entre períodos quentes e períodos gelados ao longo das eras geológicas apenas mudava a forma como a água era armazenada. Na atual era geológica, observou-se a formação de geleiras e de calotas polares. Com isso, a hidrosfera finalmente chegou à sua atual configuração.

Saiba mais: Quais são os tipos mais comuns de poluição da água?

Exercícios resolvidos sobre hidrosfera

Questão 1

A respeito da composição da hidrosfera e da distribuição da água no planeta Terra, assinale a alternativa correta.

a) As geleiras e calotas polares concentram a maior parte da água doce do mundo.

b) O volume de água doce supera o volume de água salgada disponível.

c) A água salgada representa aproximadamente 50% de toda a água disponível no planeta.

d) O vapor d’água da atmosfera não faz parte da hidrosfera.

e) Somente reservatórios superficiais, como rios e mares, são considerados parte da hidrosfera.

Resolução: Alternativa A. A água doce representa somente 2,5% das águas disponíveis no planeta, e o maior volume dela se encontra congelado em geleiras e nas calotas polares.

Questão 2

(Unespar) “A água não acaba, não vai sumir do planeta. O ciclo hidrológico faz com que a gente tenha a possibilidade de renovação, por isso é que há como planejar e gerenciar para o uso sustentável. O que acaba é a possibilidade do uso quantitativo ou não podermos utilizar devido à má qualidade, portanto a possibilidade de uso se esgota.”

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/ uso-sustentavel-da-agua-na-agricultura-e-caminho-para-driblar-a-crise-hidrica. Acessado em 22/10/2018

Assinale a alternativa que concorda com as ideias contidas no texto dessa questão e com os conhecimentos sobre conservação da água.

a) A água é um recurso dispensável para a vida e com o qual não precisamos nos preocupar porque nunca faltará.

b) A dessalinização é um processo pelo qual obtemos água potável da água salgada, assim a preocupação com a poluição dos rios é dispensável desde que conservemos os oceanos.

c) No Brasil e no mundo, há grandes reservatórios de água doce, mas que, por receberem toneladas de esgoto e de lixo, não podem ser utilizadas para consumo sem que se gaste muito dinheiro para purificar a água, quando isso é possível.

d) Águas subterrâneas são alternativas para a falta de águas superficiais mesmo aquelas retiradas de áreas poluídas por lixões, fossas sépticas, metais pesados, etc., porque quando a chuva penetra o solo, ele funciona como um filtro natural para a água.

e) O ciclo da água permite sua renovação constante através da evaporação, quando, então, ela se torna pura novamente. O desafio humano é recolher essa água antes que ela se contamine ao se precipitar em locais poluídos.

Resolução: Alternativa C. Apesar da existência de grandes mananciais no Brasil, a poluição hídrica é um problema que os afeta diretamente e prejudica a captação desse recurso para o consumo humano. Para tornar a água potável, é preciso submetê-la a um processo de limpeza e purificação.

Fontes

HIRATA, Ricardo; VIVIANI-LIMA, Juliana Baitz; HIRATA, Haroldo. A água como recurso.TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 448-485.

KARMANN, Ivo. Água: ciclo e ação geológica. In: TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 186-239.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

As atividades que mais consomem água

Geografia

Atmosfera terrestre

Ciências

Biosfera

Ciências

Ciclo da água

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.