A hidrosfera é a camada que reúne todo o volume de água disponível no planeta Terra. 97,5% da água do planeta Terra são salgados e somente 2,5% são água doce.
A hidrosfera é uma das quatro esferas que compõem o Sistema Terra. Trata-se da esfera que reúne todas as águas disponíveis em nosso planeta, seja na atmosfera, seja na superfície, seja na subsuperfície. A água está presente na hidrosfera em seus três estados físicos (sólido, líquido e gasoso), que se alternam por meio do ciclo hidrológico.
Não obstante o volume total de água na Terra não se altere, permanecendo sempre 1,4 bilhão de km3, a sua distribuição não ocorre de forma equivalente: a água salgada representa 97,5% de toda a água da hidrosfera. Somente 2,5% correspondem à água doce.
Preservar a hidrosfera e combater problemas ambientais, como a poluição hídrica, é fundamental para a garantia da disponibilidade de água para a biosfera. A camada de água do planeta é de extrema importância, portanto, para a manutenção da vida sobre ele, além de garantir o equilíbrio térmico e o funcionamento dos ciclos naturais.
Leia também: Qual é a diferença entre mar e oceano?
A hidrosfera é a camada de água da Terra.
Ela reúne o conjunto de águas do planeta Terra.
O volume de água da hidrosfera é fixo: 1,4 x 1021 litros ou 1.400.000.000 km3.
A distribuição dessa água em reservatórios, no entanto, varia consideravelmente.
97,5% da água do planeta Terra são salgados, e somente 2,5% são água doce.
O maior volume de água doce está armazenado nas geleiras e calotas polares.
A água está presente na atmosfera em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Os processos que acontecem na hidrosfera estão contidos no ciclo hidrológico, e são:
evaporação;
transpiração;
condensação;
precipitação;
infiltração;
escoamento superficial.
A hidrosfera é importante para o equilíbrio térmico e para a manutenção da vida na Terra.
A hidrosfera surgiu com o gradual resfriamento do planeta e seu processo de desgaseificação.
Hidrosfera é o nome dado a uma das quatro esferas que constituem a estrutura do Sistema Terra, que são:
atmosfera;
litosfera;
biosfera;
hidrosfera.
A hidrosfera é formada por todo o volume de água presente na Terra e que permeia todas as demais esferas anteriormente citadas. Ela resguarda, portanto, um dos recursos mais importantes para a manutenção do equilíbrio natural e biológico no nosso planeta.
A hidrosfera é a camada de água da Terra. O nosso planeta representa um sistema fechado, do qual não há a entrada nem a saída de elementos, como a água. Dessa forma, desde a sua origem, o volume de água presente na hidrosfera permanece o mesmo: 1.400.000.000 km³. Esse volume é equivalente a 1,4 x 1021 litros de água. Toda essa água não está presente na hidrosfera em apenas um único tipo de reservatório. Na realidade, ela forma diferentes corpos hídricos, como:
oceanos;
mares;
rios;
lagos;
aquíferos;
geleiras;
calotas polares.
Como podemos notar, a água da hidrosfera se distribui tanto pela superfície terrestre quanto pela subsuperfície, em reservatórios abaixo do solo e no interior de rochas porosas. Essa água pode ser tanto salgada, com elevado teor de sais minerais dissolvidos, quanto doce, o tipo de água que pode ser ingerido pelos seres humanos. No entanto, a proporção de água doce e salgada é desigual, da mesma forma que o volume de água doce disponível em cada reservatório natural não é equivalente. Veremos como acontece essa distribuição mais adiante.
Parte da água da hidrosfera também está presente na atmosfera do planeta Terra. A camada da atmosfera que mais concentra esse recurso é aquela mais próxima da superfície terrestre, a troposfera. Nela está 80% de todo o vapor d’água do envólucro gasoso da Terra. A água também está presente na hidrosfera em sua forma líquida e sólida, formando cristais de gelo. Ao se combinarem, dão origem às nuvens.
Veja também: 30 fatos curiosos sobre a Terra que você precisa conhecer
A hidrosfera é composta por uma única substância: a água (H2O). Esse recurso natural está presente na hidrosfera em seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Água sólida: a água sólida da hidrosfera se apresenta na forma de gelo. O gelo da hidrosfera está contido principalmente nas geleiras e calotas polares, mas também constitui os cristais das nuvens, solos congelados (permafrost) e superfícies temporariamente congeladas, como lagos e rios. Além da atmosfera, a água congelada é muito comum em regiões de alta latitude, sobretudo acima dos círculos polares.
Água líquida: em seu estado líquido, a água da hidrosfera compõe os mares, oceanos, rios, lagos, lagoas e outros mananciais que recobrem a superfície terrestre. Ela também forma os reservatórios subterrâneos, como os aquíferos. É importante lembrar que a água líquida é parte fundamental dos seres vivos do planeta Terra, os quais fazem parte da biosfera.
Água gasosa (vapor d’água): a água em seu estado gasoso, melhor conhecida como vapor d’água, está em suspensão na atmosfera, e constitui um importante elemento do clima que é a umidade do ar.
A hidrosfera do planeta Terra tem um volume imutável de água. Isso significa que o total de água existente em nosso planeta não aumenta nem diminui com o passar do tempo. Entretanto, a forma como essa água se encontra distribuída não acontece de maneira homogênea. A maior parte da água presente na hidrosfera é, atualmente, salgada. Por conta disso, o volume de água doce é bastante limitado. Compare:
Distribuição da água na hidrosfera |
|
Tipo de água |
Volume relativo (em %) |
Água salgada |
97,5% |
Água doce |
2,5% |
Por si só, a água doce já é um recurso limitado em termos de volume disponível na hidrosfera. Entretanto, ela se torna ainda mais restrita quando levamos em consideração a sua distribuição entre os diferentes tipos de reservatório. Ao contrário da água salgada, encontrada em mares e oceanos, a água doce se divide em muitos tipos de corpos hídricos. Veja, a seguir, como acontece a distribuição de água doce na natureza:
Distribuição da água doce na hidrosfera |
|
Tipo de reservatório |
Volume relativo (em %) |
Geleiras e áreas permanentemente congeladas |
68,9% |
Reservatórios subterrâneos |
30,8% |
Rios, lagos, lagoas, riachos, pântanos e mananciais de superfície |
0,3% |
Os processos que acontecem na hidrosfera são aqueles que formam o ciclo da água, ou ciclo hidrológico. Por meio do ciclo da água, esse recurso natural passa por todas as esferas do planeta Terra, o que inclui a biosfera, além de alternar seu estado físico de acordo com fatores como o calor e as alterações de temperatura. Uma vez que consiste em um ciclo de um sistema fechado, o ciclo da água é responsável por, além de movimentar a água da hidrosfera, reciclar esse recurso.
O ciclo hidrológico e, portanto, os processos que acontecem na hidrosfera são:
A hidrosfera tem importância por resguardar toda a água disponível no planeta Terra. Ela armazena o recurso primordial para a existência de vida na superfície terrestre, sem o qual os ciclos naturais não aconteceriam.
A água contida na hidrosfera constitui ecossistemas fluviais e marinhos, além abastecer vilas e cidades e fornecer o recurso necessário para o desenvolvimento econômico dos seres humanos. Somente por causa da existência da hidrosfera, que se estende para a atmosfera, é que existem diferentes tipos de clima no planeta Terra e, além disso, as temperaturas são reguladas.
Portanto, a hidrosfera é importante tanto para a manutenção do Sistema Terra quanto para a garantia da biodiversidade sobre o nosso planeta, o que inclui a própria existência dos seres humanos.
A formação da hidrosfera se deu há bilhões de anos, e aconteceu em conjunto com o gradual resfriamento do planeta Terra. Quando do seu surgimento, lembremos que a Terra era um ambiente inóspito: extremamente quente, com vulcões em constante erupção e a todo momento sendo alvo de asteroides e meteoros que vinham do espaço aberto. Com o passar do tempo, as temperaturas médias do planeta se reduziram, e junto disso aconteceu o processo de desgaseificação.
A desgaseificação é um processo descrito como a liberação de gases contidos no interior da crosta terrestre. Diante de um ambiente resfriado, e com temperaturas bem inferiores àquelas encontradas em profundidade na estrutura interna do planeta, esses gases sofreram o processo de condensação. Em meio a eles estava o vapor d’água, de onde a água líquida teve origem. A partir de então, com a estabilização do planeta em termos de estrutura, e com a tectônica de placas, novos reservatórios foram se formando, notadamente os oceanos.
A alternância entre períodos quentes e períodos gelados ao longo das eras geológicas apenas mudava a forma como a água era armazenada. Na atual era geológica, observou-se a formação de geleiras e de calotas polares. Com isso, a hidrosfera finalmente chegou à sua atual configuração.
Saiba mais: Quais são os tipos mais comuns de poluição da água?
Questão 1
A respeito da composição da hidrosfera e da distribuição da água no planeta Terra, assinale a alternativa correta.
a) As geleiras e calotas polares concentram a maior parte da água doce do mundo.
b) O volume de água doce supera o volume de água salgada disponível.
c) A água salgada representa aproximadamente 50% de toda a água disponível no planeta.
d) O vapor d’água da atmosfera não faz parte da hidrosfera.
e) Somente reservatórios superficiais, como rios e mares, são considerados parte da hidrosfera.
Resolução: Alternativa A. A água doce representa somente 2,5% das águas disponíveis no planeta, e o maior volume dela se encontra congelado em geleiras e nas calotas polares.
Questão 2
(Unespar) “A água não acaba, não vai sumir do planeta. O ciclo hidrológico faz com que a gente tenha a possibilidade de renovação, por isso é que há como planejar e gerenciar para o uso sustentável. O que acaba é a possibilidade do uso quantitativo ou não podermos utilizar devido à má qualidade, portanto a possibilidade de uso se esgota.”
Fonte: https://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/ uso-sustentavel-da-agua-na-agricultura-e-caminho-para-driblar-a-crise-hidrica. Acessado em 22/10/2018
Assinale a alternativa que concorda com as ideias contidas no texto dessa questão e com os conhecimentos sobre conservação da água.
a) A água é um recurso dispensável para a vida e com o qual não precisamos nos preocupar porque nunca faltará.
b) A dessalinização é um processo pelo qual obtemos água potável da água salgada, assim a preocupação com a poluição dos rios é dispensável desde que conservemos os oceanos.
c) No Brasil e no mundo, há grandes reservatórios de água doce, mas que, por receberem toneladas de esgoto e de lixo, não podem ser utilizadas para consumo sem que se gaste muito dinheiro para purificar a água, quando isso é possível.
d) Águas subterrâneas são alternativas para a falta de águas superficiais mesmo aquelas retiradas de áreas poluídas por lixões, fossas sépticas, metais pesados, etc., porque quando a chuva penetra o solo, ele funciona como um filtro natural para a água.
e) O ciclo da água permite sua renovação constante através da evaporação, quando, então, ela se torna pura novamente. O desafio humano é recolher essa água antes que ela se contamine ao se precipitar em locais poluídos.
Resolução: Alternativa C. Apesar da existência de grandes mananciais no Brasil, a poluição hídrica é um problema que os afeta diretamente e prejudica a captação desse recurso para o consumo humano. Para tornar a água potável, é preciso submetê-la a um processo de limpeza e purificação.
Fontes
HIRATA, Ricardo; VIVIANI-LIMA, Juliana Baitz; HIRATA, Haroldo. A água como recurso.TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 448-485.
KARMANN, Ivo. Água: ciclo e ação geológica. In: TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 186-239.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.