A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.
Escandinávia é a denominação utilizada para designar a região que abrange três países: Dinamarca, Noruega e Suécia. Geograficamente, apenas Noruega e Suécia fazem parte da Península Escandinava, contudo, características como língua, história e cultura levaram à inclusão da Dinamarca.
Geopoliticamente falando, tendo em vista as semelhanças econômicas, geográficas, políticas e linguísticas, a Finlândia, Islândia e Ilhas Faroé, por vezes, são associadas à Escandinávia.
Leia também: Conheça os aspectos geográficos da China
Área territorial:
Dinamarca – 42.496 km2
Noruega – 385.155 km2
Suécia – 449.964 km2
Línguas
Dinamarca – Dinamarquês
Noruega – Norueguês
Suécia – Sueco
População
Dinamarca - 5749 milhões de habitantes
Noruega - 5258 milhões de habitantes
Suécia - 9995 milhões de habitantes
Moeda
Dinamarca – Coroa dinamarquesa
Noruega – Coroa norueguesa
Suécia – Coroa sueca
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
Dinamarca – 0,929
Noruega – 0,953
Suécia – 0,933
A Escandinávia corresponde a uma região histórica e geográfica localizada ao norte do continente europeu, especificamente na Península Escandinava (maior península da Europa), situada entre o Golfo de Bótnia, Mar Báltico e Mar do Norte.
Essa região compreende nações cujos índices de desenvolvimento humano são elevadíssimos e apresentam diversas semelhanças entre suas culturas, processos históricos e idiomas. Portanto, a Escandinávia não é um país.
Dinamarca, conhecida oficialmente como Reino da Dinamarca, tem como língua nacional o dinamarquês. A capital do país é Copenhague. A Dinamarca possui um dos menores índices de desigualdade social do mundo e altos índices de desenvolvimento humano.
O país é conhecido também pela segurança reforçada, honestidade e confiança e por ser um dos menos corruptos do mundo. A expectativa de vida supera os 80 anos. A cultura dinamarquesa é bastante progressista, visto que no país prostituição é permitida. Tabus religiosos são condenados e a liberdade sexual é assegurada.
Ponto turístico: Tivoli Gardens
Tivoli Garden situado em Copenhague, Dinamarca.
O Tivoli Gardens é um parque situado em Copenhague, inaugurado em 1843, correspondendo ao segundo parque mais antigo do mundo. O parque é repleto de áreas verdes, jardins, lagos, brinquedos, animais, sendo o local ideal para crianças e adolescentes.
Noruega, oficialmente Reino da Noruega, localizado na Península Escandinava, é o país com o mais alto IDH do mundo. Sua capital é Oslo. As políticas econômicas e sociais no país estão associadas à economia de livre mercado e também ao estado de bem-estar social.
Em 2009, o país foi considerado pela Organização das Nações Unidas o melhor país para se viver e também o mais pacífico, segundo o Índice Global da Paz. A expectativa de vida na Noruega ultrapassa os 80 anos.
Fiorde Lyse é uma entrada para o mar entre grandes montanhas localizada em Forsand.
O fiorde de Lyse localiza-se em Forsand, na Noruega, e é uma das principais atrações turísticas da região. Várias excursões dirigem-se ao local para contemplar a beleza natural. Para quem não conhece, fiorde corresponde a uma grande entrada para o mar situada entre grandes montanhas. O fiorde de Lyse possui aproximadamente 42 quilômetros de comprimento.
Suécia, oficialmente designada de Reino da Suécia, é o terceiro maior país da União em Europeia quanto à área. A capital do país é Estocolmo, considerada o centro político, econômico e financeiro do país. Sueco é a língua oficial do país, falada pela maior parte dos habitantes.
Com mais de dez milhões de habitantes, o país é o mais populoso entre os países escandinavos. O país apresenta elevado índices de desenvolvimento humano. Uma das principais prioridades do governo sueco é a educação.
Ponto turístico: Palácio Real de Estocolmo (Royal Palace, Stockholm)
Palácio Real de Estocolmo localizado na Suécia.
O Palácio Real está localizado na ilha de Stadsholmen, na capital da Suécia, Estocolmo. O Palácio é a residência oficial do monarca da Suécia. Atualmente, encontra-se aberto para visitação pública, quando não há eventos oficiais nos salões.
A região da Escandinávia foi habitada durante quase três séculos (entre 800 e 1500) por povos chamados vikings. Esse período ficou conhecido como a Era Viking. Esses povos eram considerados guerreiros exploradores que se caracterizavam por hierarquização, ou seja, dividiam-se em classes sociais, tendo no topo da hierarquia um rei. O poder era hereditário e passava de pai para filho.
Esses povos, que inicialmente ocupavam a parte norte do continente europeu, mais especificamente as áreas que correspondem à Noruega, Suécia e Dinamarca, espalharam-se por outras regiões à medida que desenvolveram técnicas de navegação. Os vikings iam em busca de novas terras a fim de colonizá-las e torná-las agricultáveis. Os produtos cultivados eram comercializados. A Era Viking teve fim por volta de 1066.
Leia mais: Como os vikings enxergavam a guerra?
Países nórdicos
Os países nórdicos compreendem cinco nações e três regiões autônomas.
A Escandinávia e os países nórdicos por vezes são designadas como sinônimos. Contudo, apesar de abrangerem áreas de uma mesma região, países nórdicos correspondem a outras nações além das nações que compreendem a Escandinávia.
Os países nórdicos são:
Noruega
Suécia
Dinamarca
Finlândia
Islândia
Regiões autônomas da Groenlândia, Ilhas Faroé e Ilhas Aland.
Juntas, essas nações constituem o chamado Conselho Nórdico (órgão de cooperação entre os países nórdicos). Os países nórdicos apresentam os melhores índices de desenvolvimento humano e melhor qualidade de vida do mundo. Além desses índices, esses países também compartilham semelhanças culturais, sociais, políticas e geográficas.