Energia eólica é o nome dado à eletricidade gerada a partir dos ventos. É um tipo de energia renovável, mas que produz impactos como poluição sonora e perda de biodiversidade.
A energia eólica é a eletricidade gerada a partir da força dos ventos. Esse tipo de energia funciona a partir das torres eólicas equipadas com enormes hélices que são movidas quando os ventos sopram. O movimento das hélices produz energia cinética, ativando o sistema interno das turbinas para a transformação em energia elétrica. Ao final, a energia é distribuída para os consumidores, como as residências, fábricas e demais edifícios. Por utilizar uma fonte natural e abundante, a energia eólica é considerada limpa e renovável. Apesar disso, tem algumas limitações e provoca impactos ambientais como a poluição sonora e a perda de biodiversidade, atingindo pássaros e morcegos.
Leia também: O que é uma fonte de energia renovável?
A energia eólica é a energia elétrica que é gerada a partir da força dos ventos. Esse é um tipo de energia renovável, assim classificada porque utiliza uma fonte natural que não se esgota e está disponível de forma abundante no meio ambiente. Além disso, a energia eólica é descrita como limpa, já que sua geração não emite gases poluentes da atmosfera e tem como resultado, então, um número menor de impactos para a natureza quando comparada com outras fontes de energia, como é o caso dos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral).
O vento, que é a fonte utilizada para a geração de energia eólica, nada mais é do que o ar atmosférico em movimento. Esse movimento do ar gera um tipo de energia classificada como energia cinética, que será aproveitada para a produção de eletricidade. Todo esse processo acontece nas turbinas eólicas, que também podem ser chamadas de aerogeradores.
Certamente você já viu alguma imagem dos chamados parques eólicos. Eles são compostos por várias unidades de torres brancas imensas (elas podem ter mais de 100 metros de altura) com um conjunto de pás na parte superior. Essas são as estruturas onde a energia cinética, proveniente do movimento dos ventos, é transformada em energia elétrica.
Quando o vento bate nas pás, elas giram a uma certa velocidade entre 10 e 25 rotações por minuto (rpm). Esse movimento das pás, causando pelo vento, aciona dois dispositivos que ficam acopladas com as pás, em uma espécie de caixa posicionada na parte de trás dessa estrutura e chamada nacele:
A energia elétrica gerada no interior da nacele desce por meio de cabos de força que estão no interior da torre, até chegar ao transformador, onde acontece o aumento da tensão elétrica. Depois disso, a energia vai para as torres de transmissão e é transportada para o consumidor final: as residências, as fábricas, os prédios comerciais e outros estabelecimentos que usam eletricidade.
Veja também: Como funciona a energia solar?
O Brasil é o país com a quinta maior capacidade de geração de energia eólica em todo o mundo, o que se deve à sua posição no planeta Terra. Sobre ele se forma uma importante área de convergência de ventos que sopram tanto do Hemisfério Norte quanto do Hemisfério Sul, que é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além disso, os climas quentes e o extenso litoral proporcionam a formação de diferentes tipos de ventos, com velocidades variáveis, que acabam aumentando o potencial brasileiro para a geração de energia eólica.
Hoje, a energia eólica responde por aproximadamente 16,1% da matriz elétrica brasileira (conjunto de fontes usadas na geração de eletricidade). Ela fica atrás somente da hidrelétrica, que é a fonte mais amplamente usada no território brasileiro. De toda a energia eólica gerada no Brasil, 92,2% é proveniente dos estados do Nordeste, com destaque para Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. Fora dessa região, o estado do Rio Grande do Sul também está entre aqueles com a maior geração.
No Brasil, assim como no mundo, a energia eólica tem sido uma das principais apostas para a transição energética e a diminuição da dependência dos combustíveis fósseis para a geração de energia. Recentemente, 76 novos parques eólicos foram inaugurados no país e, diante da urgência para estabelecer uma matriz energética limpa e renovável, a tendência futura é de que esse número se multiplique.
|
Pontos positivos da energia eólica |
Pontos negativos da energia eólica |
|
Utiliza uma fonte renovável de energia, disponível em abundância na natureza. |
Não está disponível em todos os lugares, já que depende dos ventos para ser gerada. |
|
É uma das principais alternativas para fontes não renováveis, sendo importante para a transição energética em escala global. |
A geração de energia eólica pode não ser regular, já que a incidência e a força dos ventos são variáveis. |
|
Apresenta alta eficácia e tem custos de manutenção baixos quando comparada a outros tipos de energia. |
Os custos de instalação de um parque eólico são elevados. Além disso, ele deve ser instalado em áreas isoladas. |
|
Não emitem gases poluentes da atmosfera durante o processo de geração de energia. |
Apresenta outros tipos de impactos ambientais, afetando, principalmente, os animais voadores. |
Saiba mais: Combustíveis fosseis — os mais usados, vantagens e desvantagens
Apesar de ser uma energia limpa por não gerar gases poluentes, a energia eólica produz impactos ambientais que afetam o equilíbrio ecossistêmico e a qualidade de vida de quem mora próximo dos parques eólicos. Além das alterações que são feitas na paisagem com a instalação das torres eólicas, o movimento lento e contínuo das pás resulta em um barulho alto que se torna incômodo para a população, o que configura poluição sonora. Por isso mesmo é que os parques são instalados o mais longe possível de áreas habitadas, embora isso nem sempre aconteça.
A fauna local é afetada pelas torres eólicas, especialmente os pássaros (espécies locais e migratórias) e os morcegos. Durante o voo, esses animais podem colidir com a torre ou as hélices, causando sua morte. Desse modo, a energia eólica pode ocasionar a perda de biodiversidade e o desequilíbrio ambiental.
Fontes
ABEEOLICA. Boletim Anual 2024. Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), mai. 2025. Disponível em: https://abeeolica.org.br/wp-content/uploads/2025/05/424_ABEEOLICA_BOLETIM-ANUAL-DIGITAL-2025_PT_FINAL.pdf#page=1.00.
ENEL. Energias renováveis: Energia eólica. ENEL, [s.d.]. Disponível em: https://www.enelgreenpower.com/pt/learning-hub/energias-renoveveis/energia-eolica.