Clique aqui e entenda o que é um arquipélago, os tipos existentes e suas principais características!
Um arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras e dispersas em um corpo d'água, que pode ser um mar, lago, lagoa etc. Essas ilhas possuem a mesma estrutura e foram formadas a partir do mesmo processo.
Existem essencialmente três tipos de processos de formação de ilhas e, consequentemente, de arquipélagos. A maior parte dos arquipélagos é encontrada em alto-mar e possui formação vulcânica. Vamos entender melhor como são formados esses conjuntos de ilhas?
Tipos de arquipélagos
Arquipélagos continentais – Esse tipo de arquipélago é formado pela movimentação das placas tectônicas, que fizeram com que uma parte do continente se “desprendesse”, formando uma ilha ou um conjunto de ilhas (arquipélago).
.jpg)
As ilhas continentais são formadas a partir do desprendimento de terras do continente
Arquipélagos coralinos – O conjunto de ilhas é formado quando recifes de corais fixam-se sobre rochas submersas. Nessas rochas, os corais depositam os seus esqueletos e dão origem às chamadas rochas coralíneas, que formam os recifes e as ilhas de forma circular conhecidas como atóis. Esse tipo de formação é menos comum.
Arquipélagos vulcânicos – Existem diversos vulcões submersos nos oceanos. Esses vulcões no fundo do mar entram em erupção e, ao longo de milhões de anos, expelem lava, que se acumula e, ao ultrapassar a linha da água, forma as ilhas. A maior parte das ilhas e arquipélagos é de origem vulcânica.
Veja no esquema a seguir como são formadas as ilhas vulcânicas.

Os principais arquipélagos são:
Indonésia
Japão
Filipinas
Nova Zelândia
Maldivas
lhas Britânicas
Bahamas
Grécia
Malvinas
Havaí
Açores
Salomão
Nova York
Cabo Verde
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia