As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!
As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. Algumas dicas de brincadeiras que podem ser realizadas nas Festas Juninas são as seguintes:
Correio elegante
Cadeia
Cabo de guerra
Boca de palhaço
Tomba latas
Dança da laranja
Corrida de carrinho de mão
Corrida do milho
Corrida no saco
Corrida do ovo
Pescaria de maçã
Pescaria
Quadrilha
Bingo
Rabo no burro
Leia também: Quais são as principais comidas de Festa Junina?
Uma das formas de lazer nas Festas Juninas são diversas brincadeiras que são realizadas ao longo da festa. As brincadeiras divertem crianças e adultos, sendo realizados diversos tipos diferentes. Aqui neste texto conheceremos algumas delas abaixo.
O correio elegante é uma brincadeira em que uma pessoa envia uma mensagem de afeto para outra. A mensagem pode ser enviada de maneira anônima, mas também pode ser identificada, sendo essa uma decisão de quem envia. As mensagens enviadas pelo correio elegante podem ser, por exemplo, apenas uma gentileza entre amigos. O entregador do correio elegante recebe a mensagem e vai ao encontro do destinatário para entregá-la. Caso a ela seja anônima, o entregador não pode revelar quem escreveu.
A cadeia é uma brincadeira que simula uma prisão durante o tempo que durar a Festa Junina. Um local é separado para funcionar como cadeia, e ao longo da festa as pessoas pagam um pequeno valor para que seus amigos ou colegas sejam “presos”. O encarregado de prender os convidados vai então na direção da pessoa que será presa e a leva. A pessoa presa fica presa por alguns minutos, e se quiser sair da cadeia de maneira antecipada deverá pagar uma prenda.
Essa brincadeira necessita de um número maior de participantes (o ideal é que sejam, pelo menos, seis pessoas). No cabo de guerra, uma linha é traçada no chão para dividir o campo dos dois grupos que são formados. Uma corda é estendida, com cada grupo segurando uma ponta da corda e tendo como objetivo puxá-la para fazer com que o grupo adversário ultrapasse a linha demarcada no chão. Ganha a equipe que fizer mais força e conseguir fazer os adversários ultrapassar a linha.
Um painel em forma de palhaço é criado, e na região da boca do palhaço há uma abertura circular que serve como alvo. O objetivo da brincadeira é mirar algumas bolas e acertar dentro desse círculo. Aqueles que acertam um grande número de bolas podem levar algum presente pelo seu bom desempenho. Outra forma da brincadeira é um painel com vários palhaços, tendo o mesmo objetivo.
Nessa brincadeira, uma pirâmide com latas é formada, e o objetivo da brincadeira é derrubá-las com pequenas bolas que devem ser lançadas a uma distância específica. Aquele que derrubar um grande número de latas pode ser recompensado com um brinde.
Para essa brincadeira, são formados casais que dançarão uma música durante a brincadeira. Os casais deverão sustentar uma laranja entre suas testas enquanto dançam, não podendo deixar a laranja cair. Quem deixar a laranja cair é eliminado da brincadeira, que se encerra quando sobrar apenas um casal.
Novamente, é necessário que duplas sejam formadas, e dessa dupla um dos participantes ficará de pé e o outro sustentará o seu corpo com as mãos no chão, sendo segurado pelas pernas pelo seu companheiro de equipe. Como é uma corrida, ganha a disputa a dupla que chegar primeiro entre os concorrentes.
Uma corrida em que os participantes carregam uma colher em suas mãos com uma quantidade de milho depositada nela. Os participantes devem fazer o percurso equilibrando a colher para evitar que o milho caia. Ganha a disputa aquele que encher primeiro um recipiente usado na brincadeira.
Outra corrida que pode ser disputada nas Festas Juninas. Nessa corrida, os participantes colocam suas pernas dentro de sacos, devendo cumprir um percurso segurando esse saco para evitar que ele caia ao chão. Como estarão com as pernas cobertas pelo saco, os participantes só conseguem se locomover pulando. Ganha a disputa o que cruzar a linha de chegada primeiro.
Mais uma corrida, e essa tem a lógica semelhante da corrida do milho. Os participantes, no entanto, equilibrarão um ovo cozido em uma colher em suas mãos ou em suas bocas. Durante a corrida, os participantes não poderão deixar o ovo cair da colher ou serão eliminados da brincadeira, ou então serão forçados a reiniciar o percurso. Ganha o competidor que conseguir sustentar o ovo na colher, sem derrubá-lo e que primeiro cruzar a linha de chegada.
Na pescaria de maçã, os participantes deverão capturar o máximo de maçãs que estiverem dentro de uma bacia com água. As maçãs, por sua vez, não poderão ser capturadas com as mãos, somente com a boca. Os participantes devem mergulhar seu rosto na água para conseguir pescar as maçãs, e ganha a brincadeira aquele que pescar mais maçãs.
A pescaria simula uma pescaria de verdade, e nessa brincadeira um recipiente preenchido com água ou areia é utilizado. Os peixes podem ser de plástico ou de madeira, possuindo uma haste que permite que eles sejam fisgados. Os participantes da brincadeira devem usar varas de pescar, e aquele que pescar um grande número de peixes pode ser recompensado.
A brincadeira mais tradicional da Festa Junina é, na verdade, uma dança. Muitas duplas ensaiam para participar da quadrilha durante a festividade, mas também existem aqueles que vão espontaneamente para a dança sem ter ensaiado. Na quadrilha, o objetivo é realizar uma dança de acordo com o ritmo estabelecido pelo narrador.
O bingo consiste em um jogo cujo objetivo é determinar quem preencherá primeiro uma cartela com números. Os participantes recebem cartelas com 24 números que poderão ser de 1 a 99 ou de 1 a 60. Os números serão sorteados e deverão ser marcados na cartela daqueles que possuírem o tal número. Ganhará a brincadeira quem completar a cartela primeiro.
A pessoa participante dessa brincadeira deve permanecer vendada e será girada várias vezes para ficar meio tonta. Depois disso, ela é solta e deve prender o rabo do burro, que está em suas mãos, no burro que está em um painel. Se a pessoa colocar o rabo do burro no local certo, ganhará um prêmio.
A Festa Junina é uma tradição muito popular na cultura brasileira, sendo uma festa que ocorre durante todo o mês de junho e, em alguns locais, também se estende a julho (chamadas de Festas Julinas). São festividades de caráter religioso que celebram três santos católicos que possuem datas comemorativas nesse mês.
Os santos são Santo Antônio, São João e São Pedro, cada um possuindo um dia de celebração, mas sendo homenageados conjuntamente nas festas realizados ao longo do mês. As Festas Juninas, apesar de serem festividades religiosas, são marcadas por diversas formas de lazer que mantêm os participantes entretidos. Para saber mais sobre a Festa Junina, clique aqui.
Fontes
CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/download/23701/19357.
REDAÇÃO. Anime seu arraial com estas 20 brincadeiras típicas juninas. Disponível em: https://www.bol.uol.com.br/listas/anime-seu-arraial-com-estas-20-brincadeiras.htm.