Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

20 de novembro — Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto nessa data em 1695.

Mãos negras levantadas em referência ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado no 20 de novembro.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma data comemorativa que foi instituída por meio de uma lei de 2011. Esse dia relembra um personagem importante da história da resistência dos negros escravizados no país: Zumbi dos Palmares. Esse personagem foi o último líder do Quilombo dos Palmares, sendo morto por bandeirantes em 1695.

O Dia da Consciência Negra também é uma importante data em nosso país, uma vez que abre espaço para uma reflexão muito importante sobre o racismo no Brasil. Essa data nos permite refletir sobre o preconceito que os negros sofrem aqui e o apagamento da cultura afro-brasileira. A partir da Lei 14.759/2023, o Dia da Consciência Negra é considerado feriado nacional.

Leia também: Como ficou a vida dos ex-escravizados após a abolição da escravatura?

Resumo sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

  • O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 20 de novembro.

  • A data foi estabelecida por meio de uma lei de 2011, separando o dia 20 de novembro como um momento de memória pela luta contra o racismo no Brasil.

  • A data relembra o dia em que Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, foi morto pelos portugueses em 1695.

  • A data tornou-se um símbolo da luta antirracista por meio do fortalecimento do movimento negro no Brasil da década de 1970 em diante.

  • Desde a Lei 14.759/2023, o dia 20 de novembro é considerado feriado nacional.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é uma conquista do movimento negro, movimento social que tem suas origens, no Brasil, no final do século XIX com o movimento abolicionista. O movimento negro retomou sua força aqui durante a fase da abertura na Ditadura Militar, isto é, na segunda metade da década de 1970.

Naquele contexto, um dos grupos com a atuação mais relevante era o Movimento Negro Unificado contra o Racismo (MNU). Esse grupo, durante um congresso em São Paulo, em 1978, escolheu Zumbi dos Palmares como um símbolo da resistência dos negros contra a escravidão e opressão, num sentido amplo, no Brasil. Com a escolha de Zumbi como símbolo dessa luta, a data da sua morte, 20 de novembro, tornou-se simbólica e muito importante.

O Dia da Consciência Negra foi criado por meio da Lei nº 12.519, promulgada em 10 de novembro de 2011. Assim, o dia 20 de novembro foi oficializado como a data a celebrar-se o Dia da Consciência Negra.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi dos Palmares é o personagem histórico escolhido para simbolizar toda a importância do Dia da Consciência Negra, e, por isso, é importante conhecermos alguns detalhes sobre sua vida. Zumbi é atualmente um símbolo de luta para o movimento negro no Brasil, e isso deriva do seu papel no Quilombo dos Palmares, o maior e mais duradouro quilombo que existiu aqui.

Ao estudar-se o que os historiadores dizem a respeito de Zumbi, o ponto de partida é: não se sabe muito sobre sua vida. Esses profissionais não têm muitos registros acerca dele, e o pouco que se sabe foi escrito pelos colonizadores. Além disso, parte do que foi escrito sobre Zumbi, num passado recente, é considerado pelos historiadores como pouco preciso.

Obra “Zumbi”, de Antônio Parreiras, que representa Zumbi dos Palmares.

O que sabemos de Zumbi é que, provavelmente, ele teria nascido no Quilombo dos Palmares e que, depois do desentendimento com Ganga Zumba, tornou-se líder do quilombo e comandou a resistência contra os portugueses. Depois que esse importante lugar foi destruído, em tese, Zumbi e outros habitantes esconderam-se na mata, mas o líder foi encontrado e morto, em 20 de novembro de 1695. Para saber mais sobre Zumbi, clique aqui.

Para que serve o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é uma data comemorativa usada para conscientizar a população a respeito do racismo presente em nosso país e que é resultado direto de mais de 300 anos de escravidão. Esse dia também é uma data de luta para todos que combatem o racismo e almejam a formação de uma sociedade mais justa.

O racismo é atualmente um dos grandes problemas em nosso país, e ele reforça a desigualdade social, a violência contra os negros e o apagamento da cultura afro-brasileira. O Dia da Consciência Negra é uma data importante exatamente para que a população possa refletir sobre esses problemas. Atualmente, por exemplo, os negros são o grupo em nosso país que mais sofre violências, recebe a menor média salarial e cuja cultura original é menos valorizada.

Tudo isso foi construído no Brasil por mais de três séculos de escravidão e de apagamento dos negros e da sua cultura após a abolição da escravatura. É importante considerarmos que medidas efetivas de combate ao racismo e à marginalização dos negros só começaram a acontecer no final da década de 1980. Desse modo, ainda há um longo percurso a ser trilhado no combate ao racismo, e o dia 20 de novembro é um convite para que possamos percorrê-lo.

Combater o racismo é, no entanto, um compromisso diário de todos nós como cidadãos brasileiros e não deve ser realizado somente no dia 20 de novembro, mas sim todos os dias do ano. A construção de um Brasil melhor e mais justo passa, obrigatoriamente, pelo combate ao racismo.

Leia também: Por que a abolição não resolveu o problema vivido pelos negros no Brasil?

Dia da Consciência Negra é feriado?

Quando o Dia da Consciência Negra foi estabelecido, a legislação brasileira não o tratava como feriado, embora permitisse que o fosse desde que houvesse leis estaduais e municipais que assim o determinassem. Isso mudou efetivamente com a Lei 14.759, de 21 de dezembro de 2023.

Essa lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinou que o dia 20 de novembro fosse declarado feriado nacional para que houvesse a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A lei nasceu de um projeto de lei proposto pelo senador Randolfe Rodrigues.

A transformação do dia 20 de novembro em feriado nacional foi uma iniciativa para reforçar a data como um momento de reflexão e de combate ao racismo e às demais formas de preconceito. Antes dessa lei que transformou a data em feriado nacional, o dia 20 de novembro era considerado feriado em seis estados e em cerca de 1200 municípios brasileiros.

Fontes

GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares – Volume 1. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e GOMES, Flávio (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/yCLBRQ5s6VTN6ngRXQy4Hqn/?format=pdf&lang=pt

SOUZA, Ludmilla. Movimento Negro Unificado completa 45 anos de luta contra o racismo. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-07/movimento-negro-unificado-completa-45-anos-de-luta-contra-o-racismo

INSTITUTO LING. Oliveira Silveira: conheça um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra. Disponível em: https://institutoling.org.br/explore/oliveira-silveira-conheca-um-dos-idealizadores-do-dia-da-consciencia-negra

DUQUE, Daniel. As desigualdades raciais moldam a desigualdade social no Brasil. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2023/As-desigualdades-raciais-moldam-a-desigualdade-social-no-Brasil

REDAÇÃO. Dia da Consciência Negra se torna feriado nacional. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/12/22/dia-da-consciencia-negra-se-torna-feriado-nacional

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

21 de abril – Dia de Tiradentes

Datas Comemorativas

Como ficou a vida dos escravos após a Lei Áurea?

História

Movimento abolicionista

Geografia

População negra no Brasil

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.