Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

1º de janeiro – Dia Mundial da Paz

O Dia Mundial da Paz é uma data comemorativa celebrada mundialmente no primeiro dia do ano, o 1º de janeiro. Foi proposto pelo papa Paulo VI em 1967 e celebrado pela primeira vez em 1968. A data tem como objetivo promover esforços para que as nações se engajem na promoção da paz mundial.

Acesse também: Você sabe quando o Vaticano foi criado?

Quando se celebra o Dia Mundial da Paz?

O Dia Mundial da Paz é celebrado no dia 1º de janeiro de cada ano e, como o nome sugere, é uma comemoração universal e que faz parte do calendário de diversos países. Essa data foi criada por meio de uma sugestão realizada por Paulo VI, papa da Igreja Católica entre 1963 e 1978.

O Dia Mundial da Paz é celebrado anualmente no dia 1º de janeiro.

Aqui no Brasil o Dia Mundial da Paz coincide com outra comemoração que busca promover a união da humanidade: o Dia da Confraternização Universal. Essa data comemorativa, inclusive, é considerada feriado nacional desde a década de 1930, quando Getúlio Vargas estipulou o dia como feriado “consagrado à comemoração da fraternidade universal”|1|.

Quando foi criado o Dia Mundial da Paz?

O Dia Mundial da Paz foi celebrado pela primeira vez em 1º de janeiro de 1968 pela Igreja Católica. A data foi proposta pelo papa Paulo VI em dezembro de 1967, e a intenção era dedicar, simbolicamente, o primeiro dia do ano à manutenção da paz em todo o mundo. A proposta não tinha intenção de criar uma celebração exclusivamente católica, mas, sim, que abraçasse todos os credos e povos.

A data pretendia promover sentimento de paz e da união entre os povos, sobretudo por conta do contexto em que ela surgiu. Na década de 1960, o planeta vivia o auge da tensão causada pela polarização da Guerra Fria. A corrida armamentista e a ameaça de uma guerra nuclear entre soviéticos e norte-americanos, por exemplo, serviam de inspiração para que as ideias de paz ganhassem força.

O papa Paulo VI foi o idealizador do Dia Mundial da Paz, no final de 1967.[1]
O papa Paulo VI foi o idealizador do Dia Mundial da Paz, no final de 1967.[1]

Como mencionado, a primeira celebração dessa data comemorativa aconteceu em janeiro de 1968 e nela Paulo VI já manifestava sua intenção:

A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz, como se se tratasse de uma iniciativa sua própria|2|.

Quando se fala paz na proposta de Paulo VI, não se fala exclusivamente de um mundo sem guerras, mas sim da promoção de um mundo com menos miséria e menos desigualdade social, um mundo onde todos tenham os cuidados médicos necessários, alimentos, acesso à diversão e lazer, etc. É uma data que convida pessoas e autoridades a refletirem sobre ações promotoras da paz.

Acesse também: Dia de Reis, uma das celebrações religiosas mais populares de janeiro

Cerimônias

Em 2020, o papa Francisco I discursou o seguinte tema: “A Paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”.[2]

Todos os anos a Igreja Católica celebra no Vaticano uma cerimônia por conta do Dia Mundial da Paz. Essa cerimônia conta com um discurso do pontífice e, em cada edição, um novo tema é abordado. Obviamente, os temas sempre debatem formas de promover a paz e são pronunciados pelo próprio papa.

Os três últimos temas, anunciados pelo papa Francisco I, foram os seguintes:

  • 2018 – Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca da Paz;
  • 2019 – A boa política está ao serviço da Paz;
  • 2020 – A Paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica.

Os outros três papas a discursar no Dia Mundial da Paz, além de Francisco I, foram Bento XVI, João Paulo II e o idealizador da data, Paulo VI. Alguns dos temas abordados por esses papas durante o 1º de janeiro foram os seguintes:

Ano

Papa

Tema

1968

Paulo VI

O Dia da Paz

1969

Paulo VI

A promoção dos direitos do homem, caminho para a Paz

1989

João Paulo II

Para construir a Paz, respeita a consciência do homem

2004

João Paulo II

Um compromisso sempre atual: educar para a Paz

2008

Bento XVI

Família humana: comunidade de Paz

2012

Bento XVI

Educar os jovens para a Justiça e para a Paz

Notas

|1| Lei nº 108, de 29 de outubro de 1935. Para acessar, clique aqui.

|2| Mensagem de Sua Santidade Papa Paulo VI para a celebração do I Dia Mundial da Paz. Para acessar, clique aqui.

Créditos das imagens

[1] Olga Popova e Shutterstock

[2] Riccardo De Luca – Update e Shutterstock

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

15 de outubro - Dia do Professor

Datas Comemorativas

25 de dezembro – Dia de Natal

História

Declaração Universal dos Direitos Humanos

História

Guerra Fria

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.