Você conhece os mecanismos envolvidos na formação da imagem? Compreenda um pouco mais sobre a visão!
A visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.
O olho é composto por diversas partes, entre elas a córnea, o humor aquoso, a lente (antigo cristalino), o humor vítreo, pupila e a retina. Além disso, temos músculos e nervos que possibilitam a movimentação dos olhos e a transmissão de sinais ao cérebro, respectivamente.
Chamamos de córnea uma camada transparente que recobre o olho na sua porção anterior. Já a lente é a parte do olho responsável por deixar a imagem luminosa mais nítida. Na porção anterior da lente há uma membrana colorida que recebe o nome de íris. Ela é responsável por controlar o tamanho da pupila, uma pequena abertura que permite a entrada de luz no globo ocular. Banhando o cristalino, a íris e a pupila, há um líquido chamado de humor aquoso. O restante do olho é banhado pelo humor vítreo.
Na parte interna do olho há a retina e é nela que estão localizadas as células que captam as informações luminosas. Chamamos essas células sensoriais de fotorreceptoras e elas podem ser de dois tipos: os cones e os bastonetes. Os cones estão relacionados com a percepção das cores, enquanto os bastonetes estão mais relacionados à captação de luminosidade.
Esquema mostrando a estrutura do olho e detalhe da retina
Em locais mais escuros apenas os bastonetes entram em ação, esse é o motivo pelo qual não conseguimos distinguir as cores em locais pouco iluminados. Com o aumento da luminosidade, os cones começam a ser estimulados e conseguimos perceber as cores dos objetos. Existe um ponto na retina onde não são encontrados nem cones nem bastonetes, essa região é chamada de ponto cego.
Para percebermos as mensagens luminosas e transformá-las em imagens, a luz segue alguns caminhos. Primeiramente ela penetra no olho através da pupila. Depois atravessa o humor aquoso até chegar à lente. Ela então se projeta na retina, onde é transmitida para o nervo óptico. O impulso nervoso segue para o cérebro e lá é interpretado.
Algumas doenças acometem a visão do ser humano, entre elas, podemos citar: a hipermetropia, a miopia, o astigmatismo, o glaucoma e a catarata. A hipermetropia caracteriza-se pela dificuldade de enxergar de perto, já na miopia a dificuldade está em enxergar objetos de longe. O astigmatismo dificulta a focagem de objetos em algumas direções. O glaucoma é uma condição em que há o aumento da pressão do olho, podendo levar à cegueira. Já a catarata caracteriza-se pela opacidade da lente.
Ao sentir alguma dificuldade para enxergar, dores de cabeça constantes ou visão embaralhada, consulte seu médico!!!
Por Me. Vanessa dos Santos
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: