Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Soros e vacinas

Entenda as diferenças entre os soros e as vacinas e como estas substâncias são preparadas

Os soros e as vacinas são usados para combater doenças Os soros e as vacinas são usados para combater doenças

Soros e vacinas são preparados que têm o objetivo de proteger o corpo contra o ataque de agentes invasores causadores de doenças (microrganismos ou substâncias tóxicas), denominados, de forma geral, de antígenos. O processo de combate a estes agentes é chamado de imunização, que ocorre através de substâncias chamadas anticorpos.

As vacinas contêm antígenos inativados ou atenuados, que atuam estimulando o corpo a produzir uma resposta imune específica, de acordo com o agente invasor. Elas estimulam a produção de anticorpos e esses, atuam no combate e na eliminação dos microrganismos invasores. Então, a vacina atua como uma medida preventiva para evitar certas doenças, o que é considerado imunização ativa.

Atualmente existem vacinas contra várias doenças, que devem ser tomadas periodicamente. Algumas doenças que são combatidas com vacinas são: rubéola, poliomielite, raiva, sarampo etc. Para evitar estas e outras doenças, não deixe de tomar todas as vacinas nos períodos corretos.

O soro são substâncias que contém anticorpos prontos para combater uma doença, toxinas ou venenos (de cobra, por exemplo). Ele é utilizado em casos em que o organismo não conseguiria produzir anticorpos específicos a tempo de combater o agente invasor. Eles atuam como medidas curativas, o que é considerado imunização passiva.

Normalmente, os soros são específicos para cada doença e tipo de veneno ou toxina. Para a sua produção é preciso extrair o veneno do animal ou as toxinas para as quais queiram produzir anticorpos de combate. Depois que a substância é extraída ela é injetada em cavalos para que eles produzam os anticorpos específicos para esse veneno. Quando é produzida a quantidade desejada de anticorpos, retira-se sangue do animal e então os anticorpos são extraídos.

Os soros podem ser utilizados no tratamento de picada de animais venenosos ou então para neutralizar substâncias tóxicas que causam doenças como raiva, tétano e difteria.

Ao ser picado por algum animal venenoso ou entrar em contato com alguma substância tóxica, procure imediatamente o atendimento médico de urgência.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Flávia de Figueiredo Machado

Você pode se interessar também

Ciências

Anticorpos

Ciências

Aranha-marrom

Ciências

Catapora

Ciências

Cavalo

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.