Saiba mais sobre a relação ecológica denominada de sociedade e conheça alguns importantes exemplos de organismos que estabelecem essa relação.
Você acha que é possível viver isoladamente e sem interagir com nenhum outro ser vivo? A resposta correta para essa pergunta é não. Todos os seres vivos interagem com outros seres, sendo essas interações denominadas de relações ecológicas.
As relações ecológicas podem causar prejuízos a alguns indivíduos, podem não causar dano algum ou ainda favorecer de alguma forma. Quando geram benefícios, as relações ecológicas são conhecidas como positivas ou harmônicas. Entre as relações harmônicas, podemos destacar a sociedade.
→ O que é a sociedade?
A sociedade é uma relação ecológica intraespecífica positiva, ou seja, uma relação em que organismos da mesma espécie estão envolvidos e todos se beneficiam dessa interação. Os organismos trabalham em prol do sucesso do grupo, havendo uma divisão de trabalho entre eles.
→ O que difere uma sociedade de uma colônia?
Em uma colônia, os indivíduos estão ligados uns aos outros de uma maneira que não podem viver isolados. No caso das sociedades, os indivíduos conseguem viver de forma isolada, pois apresentam independência física.
As abelhas são um importante exemplo de animais que vivem em sociedade. Na colmeia, esses insetos apresentam divisões claras de trabalho, sendo possível identificar três castas: a rainha, as operárias e os zangões. A rainha é a fêmea fértil do grupo, sendo a única capaz de se reproduzir. Já as operárias são fêmeas estéreis, ou seja, que não podem se reproduzir. Os zangões, por sua vez, são machos férteis.
Na sociedade das abelhas, todo o trabalho na colmeia fica por conta das operárias. Essa casta é responsável por levar alimento para a colmeia, limpar o local, produzir cera, alimentar os outros membros da colmeia, além, é claro, de proteger a área contra possíveis predadores. Os zangões, por sua vez, não realizam nenhum trabalho, e a rainha é responsável pela postura dos ovos e por comandar a sociedade.
→ Outros exemplos de sociedades
Existem diversos organismos que vivem em sociedade, principalmente insetos, como é o caso de formigas e cupins, que apresentam uma sociedade bastante organizada. Além desses insetos, não podemos nos esquecer dos seres humanos, que também vivem em sociedade.