Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Seleção Natural

Compreenda o que é a teoria da seleção natural e como ela atua nos organismos.

A Teoria da Seleção Natural foi proposta por Charles Darwin A Teoria da Seleção Natural foi proposta por Charles Darwin

A Teoria da Seleção Natural tem por objetivo explicar como o meio ambiente age sobre os organismos, selecionando e garantindo a sobrevivência de alguns indivíduos. Ela foi proposta, em 1859, por Charles Darwin em seu livro intitulado a Origem das Espécie, onde ele escreveu: “Essa preservação das diferenças e variações individuais favoráveis, e a destruição das prejudiciais eu chamei de Seleção Natural ou Sobrevivência do mais apto.”

De acordo com essa teoria, alguns seres vivos apresentam características que garantem a sobrevivência deles em determinando ambiente. A pressão do meio seria, portanto, responsável por selecionar os mais aptos a viver no local.

Os indivíduos “selecionados” teriam mais chances de chegar à fase adulta e, consequentemente, reproduzirem-se. Esse fato aumentaria o número de descendentes com a característica vantajosa e diminuiria a quantidade de indivíduos com características desfavoráveis.

A Seleção Natural garante, portanto, que no meio ambiente apenas organismos com características favoráveis permaneçam e reproduzam-se. É importante frisar que as características favoráveis não podem ser confundidas com a força, uma vez que nem sempre o mais forte é o mais adaptado a viver em um determinado local.

Imagine que em um local existam várias borboletas com cores variadas, algumas com cores vistosas e outras que facilmente se camuflam na vegetação. As com cores fortes são mais visualizadas e, assim, são ingeridas mais facilmente pelos predadores. Já as que se camuflam possuem uma chance menor de serem predadas, o que possibilita seu desenvolvimento e a geração de descendentes. Com o tempo, haverá uma população maior de borboletas com cores discretas e a eliminação total das que apresentam cores vistosas, uma vez que esta é uma característica desvantajosa e favorece a predação.

Observe que, no exemplo acima, o mecanismo é bastante simples, sendo necessários apenas alguns fatores para que a seleção natural atuasse:

- Características diferentes entre os indivíduos;

- Reprodução diferenciada: Organismos com algumas particularidades reproduzem-se com maior frequência;

- Hereditariedade: Transmissão de uma determinada característica aos descendentes.


A falsa-coral apresenta coloração semelhante à da coral-verdadeira, afastando assim os predadores

Atualmente podemos observar vários exemplos da ação da seleção natural. Entre eles, podemos citar as orquídeas que se assemelham às vespas, favorecendo a atração de polinizadores, e as falsas-corais, que possuem uma coloração semelhante à da coral-verdadeira, que é bastante perigosa.

Acredita-se que a seleção natural possua um importante papel no que diz respeito à evolução das espécies, mas não é o único ponto a ser considerado na avaliação das mudanças que ocorrem nos organismos. Além da seleção natural, a migração e a mutação, por exemplo, podem ser consideradas mecanismos que promovem a evolução.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Camuflagem

Ciências

Charles Darwin

Ciências

Mimetismo

Ciências

O que é evolução?

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.