Você sabe o que é o RNA? Saiba mais sobre o ácido nucleico que está relacionado com a síntese de proteínas.
Quando falamos em material genético, lembramo-nos logo do nosso DNA, não é mesmo? Entretanto, o RNA (ácido ribonucleico) também é um tipo de material genético, sendo formado, assim como o DNA, por moléculas conhecidas como nucleotídeos.
O RNA é formado, como dito, por moléculas de nucleotídeos, mais precisamente por ribonucleotídeos, os quais estão ligados entre si por ligações fosfodiéster. Cada ribonucleotídeo é formado pelo ácido fosfórico, um açúcar ribose e uma base nitrogenada. No RNA, as bases nitrogenadas são a adenina, citosina, guanina e uracila.
A molécula de RNA é uma fita simples, diferentemente da molécula de DNA, a qual é constituída por duas cadeias. Além disso, a molécula de RNA possui a base nitrogenada uracila, que não é encontrada no DNA.
Existem três tipos de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro. Esses três tipos atuam juntos para promover a principal função dessa molécula: garantir a síntese de proteínas.
RNA ribossômico: combina-se com proteínas especiais e origina o ribossomo, uma organela celular que funciona como base para a síntese de proteínas.
RNA transportador: está relacionado com o transporte de aminoácidos até os ribossomos, que se unem e originam uma nova proteína.
RNA mensageiro: contém as informações necessárias para a síntese de proteínas. Possui também trincas de bases nitrogenadas que indicam a posição em que cada aminoácido deve ser colocado. Podemos concluir, portanto, que o RNA transportador leva os aminoácidos até o local da síntese de acordo com a sequência de bases encontrada no RNA mensageiro.
ATENÇÃO: Nos seres humanos, há tanto RNA quanto DNA, porém, em alguns vírus, pode haver apenas a presença de RNA.
Videoaula relacionada: