Saiba como ocorre a reprodução das bactérias, organismos unicelulares bastante simples.
As bactérias são organismos unicelulares que, assim como os outros seres vivos, reproduzem-se. A principal forma de reprodução das bactérias é assexuadamente, ou seja, para realizar a reprodução, é necessário apenas um indivíduo. Nesse grupo existe ainda a troca de material genético, o que é considerado por alguns autores um tipo de reprodução sexuada.
A forma mais comum de reprodução das bactérias é a bipartição, cissiparidade ou divisão binária. Nesse processo, ocorre inicialmente a duplicação do DNA e, em seguida, a divisão da célula em duas. Por serem iguais à bactéria que as originou, as “bactérias-filhas” recebem a denominação de clones.
Esse tipo de reprodução ocorre de maneira muito rápida quando a bactéria encontra-se em um ambiente favorável. Em algumas espécies, o processo completo dura apenas 20 minutos, o que garante que esses organismos espalhem-se rapidamente pelo ambiente.
Na bipartição, uma bactéria dá origem a duas bactérias-filhas
Para certos autores, qualquer troca de material genético realizada por uma célula bacteriana configura-se um caso de reprodução sexuada. Nesse processo, o material genético é passado de uma célula (bactéria doadora) para outra (bactéria receptora), levando à junção do material das duas. Após esse processo, a bactéria divide-se, assim como observado na reprodução assexuada. Como após a troca de material as células separam-se para depois se dividir, muitos autores consideram que há apenas uma recombinação genética, e não uma reprodução sexuada.
A passagem de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer por diferentes processos, sendo o mais comum a conjugação. Nesse processo sexual, as bactérias unem-se por pontes citoplasmáticas e ocorre a passagem de material genético de uma célula para outra. Por haver mistura do material genético, observa-se um aumento da variabilidade genética.
Outras formas de transferência de DNA em bactérias é a transformação, em que a bactéria capta material genético que está no meio, e a transdução, em que o vírus leva material genético de uma célula à outra. Em todos os casos, ocorre a recombinação do material genético e a posterior divisão da célula em duas.
Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto: