A puberdade é um período caracterizado por transformações físicas e psicossociais. Inicia em diferentes épocas entre os adolescentes, devido aos fatores genéticos etc.
A puberdade é uma fase que ocorre, geralmente, na adolescência e é marcada por diversas mudanças, desde físicas a psicossociais. Ela pode ser caracterizada como um período de maturação biológica, pois nessa fase ocorrem alterações que levam à transição para a fase adulta, ou também, para a fase reprodutiva.
A puberdade, em geral, tem início na adolescência. Entre meninas, pode ocorrer entre os oito e treze anos e, em meninos, entre os nove e quatorze anos. O início da puberdade pode variar devido a fatores influenciadores, como a genética e o ambiente, nesse último um dos elementos que mais afetam nessa fase é a nutrição.
A adolescência pode ser um período muito difícil, pois as diversas transformações biológicas que ocorrem nessa fase podem causar também mudanças psicossociais, afetando, assim, todo o organismo do indivíduo e suas relações sociais.
É importante que o adolescente procure ajuda caso surjam dúvidas sobre as transformações que estão ocorrendo em seu organismo, ou caso surjam angústias, preocupações, medos e inseguranças nessa época da vida.
A puberdade precoce é caracterizada pelo surgimento das características sexuais secundárias antes dos oito anos de idade em meninas e antes dos nove anos em meninos, devido ao aumento dos hormônios sexuais no sangue antecipadamente.
Entre os fatores que podem estar relacionados à puberdade precoce, podemos destacar a exposição a hormônios ou a algum fator que faz com que as glândulas os secretem antecipadamente.
Alguns fatores que podem estar relacionados a alterações no funcionamento das glândulas são substâncias presentes em agrotóxicos e em plásticos, como o bisfenol, presente em algumas embalagens plásticas. Caso sejam observadas alterações no corpo das crianças de forma precoce, é importante a realização de uma avaliação médica.
A puberdade caracteriza-se, principalmente, pela ação dos hormônios esteroides, os hormônios sexuais, na formação das características sexuais secundárias, como mudanças na voz, crescimento das mamas em mulheres, crescimento de pelos faciais em meninos, ou seja, características não relacionadas diretamente ao sistema reprodutivo. Mas as mudanças vão além. De forma geral, podem ser observados também:
o estirão de crescimento, fase em que ocorre uma aceleração no crescimento do indivíduo;
aumento da oleosidade da pele, o que pode influenciar no aparecimento de acne;
aumento da sudorese, o que torna importante uma boa higiene para evitar maus odores;
desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório;
desenvolvimento do sistema reprodutor;
desenvolvimento esquelético e muscular, entre outras características.
→ Leia também: Cravos e espinhas
Durante a puberdade, ocorre um marco na vida das mulheres, é a menarca, a primeira menstruação.
Como dito anteriormente, na puberdade, ocorre a ação dos hormônios esteroides, responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. Em meninas, esses hormônios são o estrogênio e a progesterona.
As características que surgem nesse período são o aumento das mamas, surgimento dos pelos pubianos, assim como os axilares, aumento de gordura na região do quadril e mamas, entre outras.
É importante destacar que é na puberdade que ocorre a menarca, ou seja, a primeira menstruação, que é um marco na vida da mulher e indica que ela entrou em sua fase reprodutiva.
A primeira menstruação ocorre, geralmente, por volta dos doze, treze anos de idade, no entanto, essa idade pode variar, devido à influência de fatores genéticos, ambientais e psicológicos.
→ Leia também: Sistema reprodutor feminino
Durante a puberdade, é observada alteração no timbre de voz masculino, o qual se torna mais grave.
Já em meninos, o hormônio esteroide responsável pelo surgimento das características sexuais secundárias é a testosterona. As características secundárias que surgem nessa fase são o aumento do volume dos testículos, produção de espermatozoides, surgimento dos pelos pubianos, axilares e faciais; aumento do pênis, em comprimento e diâmetro; alteração na voz, tornando-se mais grave. É observado também um aumento na agressividade, desenvolvimento de massa muscular, entre outras caraterísticas.
Leia também: Sistema reprodutor masculino
É importante destacar também que, muitas vezes, pode ser observado um aumento no tamanho das mamas em meninos, no entanto, elas regridem espontaneamente na maioria dos casos.