Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que os fios de cabelo ficam brancos?

Ao envelhecermos nossos cabelos ficam brancos, mas por que será que isso acontece? Saiba mais aqui!

A melanina confere cor à nossa pele e aos nossos cabelos A melanina confere cor à nossa pele e aos nossos cabelos

Em nosso organismo existem células que chamamos de melanócitos, responsáveis pela produção de uma proteína chamada melanina. A melanina é a responsável por proteger a nossa pele da radiação ultravioleta, e por dar cor à nossa pele e aos nossos cabelos.

O número de melanócitos é igual em todas as pessoas, o que muda é o tamanho, a forma, a disposição e a quantidade de melanina que há em seu interior. Quanto mais melanina houver no interior do melanócito, mais escuros serão o cabelo e a pele da pessoa. Os melanócitos são células que não se multiplicam, e sua morte já é programada geneticamente.


À medida que envelhecemos, os fios de cabelo vão embranquecendo em razão da falta de melanina

 

Quando a pessoa começa a envelhecer, os melanócitos também envelhecem e, consequentemente, vão perdendo a capacidade de produzir melanina. Com isso, os cabelos que antes tinham cor por causa da melanina, começam a perdê-la pela falta dessa mesma proteína.


Algumas pessoas apresentam fios brancos quando jovens por motivos genéticos

 

Mas por que algumas pessoas que ainda são jovens já apresentam alguns fios brancos?

Isso acontece porque essas pessoas já têm uma predisposição genética, ou seja, se seu pai ou sua mãe apresentaram fios brancos quando jovens, você terá uma chance muito grande de apresentá-los também quando jovem.

 

Algumas pessoas acham que o estresse pode causar o aparecimento de cabelos brancos, mas não há nenhum estudo científico que comprove isso.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Como o nosso cabelo cresce?

Ciências

Corpo humano

Ciências

Corpo humano

Geografia

Etnias

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.