A palavra “poluição” diz respeito à contaminação e/ou à degradação do meio ambiente; prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos, mas suas consequências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra, como é o caso do aquecimento global e do efeito estufa.
Tipos de poluição bastante frequentes e nocivos a todo o planeta são:
Leia também: 10 maneiras de preservar o meio ambiente
Como a poluição é uma prática, infelizmente, bastante comum, ela pode ser classificada em diferentes tipos para facilitar a compreensão de como ela é causada e do que ela pode provocar no meio ambiente.
É provocada por sons e ruídos que, sozinhos ou em conjunto, se tornam muito altos, alguns exemplos são:
Barulhos de carros e de suas buzinas,
conversas,
latidos,
sons de máquinas,
música alta,
ruídos da TV e de eletrodomésticos.
A poluição sonora pode provocar irritação, cansaço, estresse e até mesmo surdez. Para evitar este último problema é que alguns profissionais, como músicos, e pedreiros que trabalham com britadeiras, devem usar protetores de ouvido. Se quiser saber mais detalhes desse tipo de poluição, acesse o nosso texto: poluição sonora.
Ocorre quando a temperatura do ar, ou da água, aumenta muito. No caso das águas, muitas vezes essa poluição térmica ocorre em virtude da utilização dela para o resfriamento de peças de grandes indústrias, sendo depois devolvida para seu lugar de origem. Assim, ela retorna com a temperatura mais alta, podendo provocar a morte de animais e outros seres vivos que vivem ali.
Ocorre pelo aumento de gases poluentes na atmosfera. Esse fato prejudica a qualidade do ar, podendo provocar doenças respiratórias em diversas pessoas. Além disso, dependendo do gás em questão, muitos outros problemas podem ocorrer, como o aumento da temperatura, chuvas ácidas, etc.
Alguns grandes responsáveis pela poluição do ar são:
escapamento de veículos,
indústrias,
queimadas de florestas
incineração do lixo doméstico.
Veja também: Por que há um buraco na camada de ozônio?
Ocorre principalmente pelo acúmulo de agrotóxicos e de lixo, como restos de embalagens, comidas, plásticos, etc. Esse tipo de poluição compromete a vida dos seres vivos que ali habitam, e é capaz de contaminar os lençóis freáticos (água que fica acumulada abaixo do solo).
Para evitar esse problema, devemos evitar usar embalagens desnecessárias, jogar fora o mínimo de coisas possível, buscando sempre reaproveitá-las e também mandar consertar aquilo que estragou.
A principal causa da poluição das águas é o lançamento de lixo e esgoto nos rios, mares e lagos. O esgoto, por conter diversas impurezas, pode transmitir doenças infecciosas e contagiosas; causar a intoxicação e até mesmo a morte dos seres vivos que vivem ali etc. Quanto ao lixo, o excesso de sacolas, garrafas PET e outros produtos de plástico, por exemplo, tem causado a poluição de diversas regiões do oceano com esse material.