Confira as particularidades das penas, estruturas de queratina encontradas nas aves e que apresentam importantes funções para esse grupo de vertebrados.
As aves são animais que possuem penas, estruturas formadas por queratina e relacionadas com diversas funções nesse grupo. Provavelmente essas estruturas surgiram a partir de modificações de escamas e com função primordial de manter o corpo aquecido, ou seja, funcionavam como isolante térmico.
→ Quais são as funções das penas?
As penas apresentam funções diversas, sendo as principais o voo e o revestimento do corpo. Além disso, ajudam a conservar o calor, auxiliam na flutuação, repelem a água circundante, contribuem para a camuflagem e até mesmo para atrair parceiros na época de reprodução. Quem nunca viu, por exemplo, as penas de um pavão e sua exuberância na hora de atrair uma fêmea?
→ Quais são as partes de uma pena?
Uma pena é formada por quatro estruturas básicas:
Observe as partes fundamentais de uma pena
Cálamo: Porção da pena constituída por um tubo firme que fica inserido no interior da pele da ave;
Raque: Parte do cálamo que é vista fora do corpo do animal;
Barbas: Ramificações que partem do raque. Essas estruturas formam o vexilo;
Barbelas: São ramificações da barba e que unem uma barba à outra.
→ Diferentes tipos de pena
Apesar do que muitos pensam, as penas são bastante diferentes uma das outras. Podemos classificá-las em:
Plúmulas: Penas que garantem o aquecimento do animal. Nessas penas, o raque é pouco desenvolvido ou até mesmo ausente;
Semiplumas: Penas que apresentam uma estrutura intermediária entre as penas de voo e as plúmulas. Estão relacionadas principalmente com o isolamento térmico;
Penas de voo: São as penas mais longas e resistentes de uma ave e estão relacionadas com a capacidade de voo. Aquelas penas de voo que estão presentes na cauda são denominadas de rectrizes, e aquelas presentes na asa são chamadas de rêmiges;
Cerdas: São penas modificadas que possuem raque rígida e barbas ausentes. São geralmente encontradas próximo ao bico e podem ajudar na captura de insetos;
Filoplumas: São penas com raque fina e barbas apenas na porção distal (no extremo da pena). Estão relacionadas com a obtenção de informações sobre a posição das penas que recobrem o corpo da ave e das penas de voo.
→ Todo o corpo da ave possui penas?
Nem todo o corpo da ave possui penas. As regiões que possuem penas são chamadas de pterilas, e as áreas de pele que não as possuem são chamadas de aptérias.
Curiosidade: Você sabia que os pinguins trocam de penas geralmente uma vez por ano, em um processo conhecido como muda?
Por Ma. Vanessa dos Santos