Conheça mais a respeito do peixe-boi-da-amazônia, um mamífero espetacular.
Você já ouviu falar do peixe-boi-da-amazônia? Esse animal, que apesar de receber o nome de peixe, é um mamífero que apresenta muitas características interessantes e, infelizmente, corre o risco de entrar em extinção. Vamos aprender mais sobre esse animal?
O peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) é um animal que pertence à ordem Sirenia e vive nas águas doces da bacia Amazônica. Essa ordem recebeu esse nome graças ao canto desses animais, que fazia muitos o associarem à lenda das sereias.
Quando comparado aos outros peixes-bois, ele é o menor, atingindo cerca de três metros de comprimento e um peso superior a 400 kg. Sua pele é espessa e escura, apresentando tons acinzentados. Além disso, essa espécie apresenta manchinhas brancas ou rosas na região ventral de seu corpo.
A reprodução ocorre normalmente durante a época de cheia dos rios (período compreendido entre dezembro e junho) e quando a fêmea atinge os seis anos de idade. Nesse período de cheia, torna-se mais fácil a obtenção de comida, o que favorece à reabilitação da mãe.
Um fato interessante é que a gestação desse animal dura cerca de 12 meses. A cada gestação, nasce apenas um bebê, e o período entre uma gestação e outra é de, pelo menos, três anos. Após o nascimento, o bebê e a mãe podem ficar juntos por cerca de dois anos.
O peixe-boi-da-amazônia alimenta-se de plantas, principalmente aquáticas. Acredita-se que ele pode ficar até 8 horas por dia comendo. Após o seu “lanchinho”, ele tira algumas horas de sono. Ele consegue ficar até 20 minutos submerso, dormindo, sem necessitar ir à superfície para respirar.
Esse animal é muito caçado, apesar de sua comercialização ser proibida. Muitos pescadores utilizam redes criadas especialmente para pegar esse animal. Outro dado interessante é que geralmente eles preferem as fêmeas grávidas ou que acabaram de ter bebê, pois elas apresentam maior teor de gordura. Todos esses fatores contribuem para que esse animal esteja classificado como vulnerável na lista da IUCN (International Union for Conservation of Nature).
Além disso, a grande destruição ambiental está acabando com o habitat do peixe-boi-da-amazônia e de outros animais, ocasionando, assim, a morte de muitas espécies.
Preservar o ambiente e evitar a pesca predatória são fundamentais para proteger toda a fauna aquática!!!
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia